Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Controle de Ponto Eletrônico: Vantagens ao Aderir

Pessoa batendo ponto eletrônico com biometria facial.

Gerenciar uma empresa e, sobretudo, lidar com as burocracias que envolvem todos os colaboradores, pode ser uma tarefa complexa, que exige muito esforço.

Graças às regulamentações do trabalho, essa tarefa foi facilitada pela adoção do controle de ponto. Esse mecanismo tornou a gestão da jornada de trabalho mais fácil, organizada e efetiva.

Com o passar do tempo, houveram avanços tecnológicos que possibilitaram o registro de ponto ser realizado de forma móvel e fácil, com o colaborador podendo, inclusive, realizá-lo de um smartphone, conhecido como controle de ponto eletrônico.

Neste artigo, vamos apresentar os benefícios e vantagens de ter um bom sistema de ponto eletrônico em sua companhia. Boa leitura!

Inicialmente, O Que É o Ponto Eletrônico?

Ponto eletrônico de cor preta.
Fonte: (Reprodução/Internet)

O Ponto Eletrônico é uma tecnologia que torna possível o armazenamento e registro das horas trabalhadas por um colaborador dentro de uma organização, através de meios digitais.

O ponto é um dispositivo em que o funcionário registra a entrada e saída do seu trabalho.

Existem diversas formas de realizar o controle de ponto, de forma que se adeque a dinâmica do trabalho, que no atual momento é bastante diversa.

Em uma análise básica, o controle de ponto é importante para supervisionar se os funcionários estão seguindo os horários pré-estabelecidos na carteira de trabalho ou por meio de um contrato.

Antigamente, era comum se deparar com o controle de ponto manual, também conhecido como folha de ponto.

Por conta de ser um sistema vulnerável a falsificações, a alternativa que sobrou foi transformá-lo em algo mais seguro e eficiente, que agora é o controle de ponto eletrônico. 

Relação da Legislação e Ponto Eletrônico

Pessoa lendo a Constituição.
Fonte: (Reprodução/Internet)

A Portaria 671/21 é a lei sancionada pelo Ministério do Trabalho que reúne todos os requisitos para o funcionamento legal de um controle de ponto eletrônico.

Em resumo, esse regimento busca garantir que os pontos armazenem o registro de todos os funcionários com a garantia da segurança dos dados.

Entre as considerações da Portaria, também podemos encontrar:

  • O colaborador não pode ter seu ponto restrito, permitindo bater mesmo fora de seu horário de trabalho;
  • Não é permitida a marcação automática do ponto, por exemplo ao passar por uma catraca ou se logar no computador;
  • Em caso de hora extra, o colaborador não pode ser impedido de registrá-la no ponto.

Por conta de sua configuração e ainda a legislação que atesta o seu funcionamento, o ponto eletrônico demonstra ser um sistema confiável.

Vantagens do Controle de Ponto Eletrônico: Por Que Aderir?

Relógio em ambiente corporativo. Computador ao fundo.
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nem todas as empresas realizam o controle de ponto de seus trabalhadores. Essa decisão pode ocorrer por vários motivos, mas geralmente pode ser porque se trata de uma companhia com poucos funcionários.

A Lei 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica) garante a não obrigatoriedade da adesão de ponto por empresas com menos de 20 colaboradores.

Contudo, esse tipo de companhia pode aderir ao ponto eletrônico, que possui diversos benefícios. 

Confira as principais vantagens em aderir o controle de ponto eletrônico:

Segurança Para Empresa e Funcionário

Pelo controle de ponto eletrônico possuir mecanismos que impeçam situações de fraude, a companhia e o operário ficam assegurados de que as informações ali contidas são verdadeiras. 

Evita Passivo Trabalhista

O Passivo Trabalhista acontece quando um empregador deixa de cumprir as obrigações trabalhistas. Isso gera prejuízos por conta de processos trabalhistas e pode até mesmo manchar a imagem de uma empresa. 

Ter um controle de ponto faz com que seja garantido a gestão do pagamento de todas as horas trabalhadas, inclusive as que dizem respeito às horas extras.

Trabalho Facilitado Para o RH

O controle de ponto eletrônico torna mais fácil a atividade de contabilizar as horas trabalhadas. Quando se trata de um bom sistema, o cálculo é otimizado pelo RH, que não precisa mais demandar tanto esforço e tempo para uma única função.

Esse trabalho também facilita o profissional responsável pelo pagamento dos funcionários, que possui acesso a todas as horas trabalhadas de maneira descomplicada. 

Transparência Para Empresa E Colaborador

O controle de ponto eletrônico oferece a possibilidade de consulta das horas trabalhadas e faltantes para o empregador e o empregado, sem qualquer burocracia ou dificuldade.

Dessa maneira, é possível verificar por todo o período mensal quais são os créditos e os débitos. 

Garantia de Cumprimento de Horário

Possuir um ponto digital pode fazer com que os funcionários sigam cada vez mais o horário contratado.

Por se tratar de um sistema sem brechas de erro, todo colaborador terá as suas horas devidamente registradas, gerando assim maior disciplina para sempre estar conforme o horário previsto. 

TradingWorks É o Melhor em Controle de Ponto Eletrônico

A TradingWorks é uma empresa que oferece um sistema de controle de ponto online.

O seu serviço se destaca por permitir registros e marcações pelo celular com GPS e biometria facial. Dessa forma, o empregador consegue visualizar de onde aquela assinatura foi realizada.

Ainda, através de um aplicativo, é possível acompanhar o banco de horas, as horas extras e os atrasos, bem como fechar a folha com rapidez e segurança.

Para tirar dúvidas com os nossos especialistas, basta clicar aqui

Gostou do blog? Também recomendamos a leitura: “4 sinais de fraudes no controle de ponto”.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

Controle de ponto para hospitais

Administrar a carga horária dos funcionários de um hospital pode ser um pouco mais burocrático se comparado com outros trabalhos. Em especial, hospitais de órgãos

Leia mais »