Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Tudo sobre como a biometria facial é utilizada em pontos eletrônicos

biometria facial

Biometria facial já foi coisa de ficção científica, o que era visto nas telas agora é uma realidade, pelo menos nos sistemas de controle de marcação de pontos.

O ponto eletrônico com biometria facial chegou como uma alternativa de registro de ponto dos colaboradores, principalmente para as empresas com equipes à distância.

Assim a produtividade pode ser acompanhada em tempo real, fato que não era possível com os controles de pontos tradicionais.

Resultado do avanço tecnológico, o ponto eletrônico por biometria facial já é uma realidade em diversas empresas, ele é capaz de mapear cerca de 80 pontos no rosto, e assim o reconhece em frações de segundos.

Com sistema antifraude, fica gravado a distância entre os olhos, formato da mandíbula e lábios, chega-se a biometria facial.

Aqui traremos todas as informações que você precisa para conhecer sobre a biometria facial e como ela é usada no ponto eletrônico.

O que é Biometria Facial

Para que você possa compreender a Biometria facial você precisa antes entender um pouco da tecnologia.

Biometria é uma tecnologia de segurança baseada nas características físicas do indivíduo.

Cada ser humano possui características únicas, por isso que seus aspectos físicos permitem um reconhecimento, baseado nas características guardadas em seu banco de dados. Nossas digitais é um exemplo dessa singularidade.

Quando falamos da prática dessa tecnologia para o reconhecimento facial, nada mais é, que o uso da biometria voltada para o reconhecimento do rosto ou da face, existem outros tipos de reconhecimentos, como:

  • Reconhecimento de voz;
  • Leitura da íris;
  • A já citada impressão digital.

Como funciona?

Todo ser humano tem marcas singulares no rosto, chamados de pontos nodais, esses somam aproximadamente 80 pontos.

Então em cada ser humano elas são únicas, por isso serve como uma digital ou identidade, elas são: distância entre os olhos, marcas de expressão, curvatura dos lábios, cicatrizes, cumprimento do nariz e outros.

Então na biometria facial capta todos estes pontos para fazer um tipo de mapa ou identidade de cada funcionário.

Assim a estrutura facial fica sendo usada para reconhecimento e validação por meio dessa variável biométrica.

Essa explicação simples é para dizer que os dados faciais são codificados e utilizados como uma chave de acesso, que permite que cada vez que o funcionário acione o sistema fique registrado sua marcação.

Ao analisar a os pontos nodais, a biometria cria uma imagem tridimensional, que é depois de formada criptografada que reconhece a pessoa em menos de 3 segundos, e além de tudo com total segurança.

Claro que a tecnologia não para de crescer, em 2018 a precisão biométrica do sistema chegou a 99,8% segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, afirmando sua segurança.

Quais os Benefícios de usar a Biometria Facial no Ponto Eletrônico

  • Sistema Leve

Pode ser usado nos dispositivos móveis ou computadores, o que não vai comprometer o espaço interno.

  • Aplicação Simples

Sua implantação é simples e rápida, em uma única vez todos os dados são criptografados e as informações armazenadas em nuvem. Dessa forma no momento que o colaborador vai registrar seu ponto as informações capturadas são comparados ao arquivo.

  • Custo-benefício

Esse sistema mesmo usando tecnologia de ponta tem um ótimo custo-benefício,  melhorando todo processo de informações e proporcionando segurança total em situações que for preciso apresentar suas informações para comprovações judiciais.

  • Acesso Responsivo

Garante a mesma qualidade de serviço independente do aparelho que for utilizado. Esse sistema pode ser usado em computadores, notebooks, tablets ou celulares, mantendo as mesmas características.

  • Agilidade no Registro

Esse processo é seguro e preciso, também conta com agilidade, todo o processo demora menos de 10 segundos e pode ser feito dentro e fora da empresa.

  • Inteligente

Você pode perguntar, e se o funcionário deixar crescer a barba, e o cadastro foi feito sem a barba? Não tem problema, o sistema vai percebendo o crescimento da barba e vai se adaptando às mudanças faciais.

E mesmo mude a cor do cabelo, ou raspar por completo, mesmo assim ele fará o reconhecimento pelos outros pontos capturados.

  • Acompanhamento em tempo real

O reconhecimento facial permite que o RH tenha um controle em tempo real, pois sempre que as marcações são realizadas, o sistema é atualizado, assim não precisa ter essa preocupação.

  • Legalidade

A biometria facial está completamente dentro da vigência legal, ela hoje até proporciona controles que não eram permitidos por isso dispensados da lei, mas com o surgimento dessa tecnologia o controle de ponto é permitido até em lugares inóspitos.

Onde encontramos a Biometria Facial

A biometria facial é vista no mercado como sinônimo de segurança, agilidade e modernidade.

O que antes era visto apenas em filmes, hoje está espalhado em nosso dia-a-dia, e cada vez mais é utilizado por vários segmentos.

  • Instituições bancárias – Como uma forte linha de defesa, prevenindo as fraudes;
  • Transações financeiras – O encontramos em alguns caixas eletrônicos, onde a biometria facial agiliza o processo e garante que é o cliente que está usando;
  • Condomínios –  Vem substituindo outros métodos de controle de acesso, favorecendo o cadastro, inclusive, de outros moradores e dos visitantes. O mesmo ocorre em outros lugares onde a entrada tem um vigoroso sistema de segurança;
  • Aeroportos – Aqui está cada vez mais sendo implantado, usado para o reconhecimento facial por foto, nos casos de passaportes, presencialmente, em tempo real;
  • Transportes públicos –  para liberar o acesso a passageiros cadastrados no sistema da empresa que usam a gratuidade;
  • Polícia – Para a análise e identificação de suspeitos pela polícia, comparando imagens capturadas e o banco de dados da instituição.

Como você pode ver a biometria facial está espalhada e já faz parte de nosso roteiro, isso nos traz segurança que nosso controle de ponto eletrônico está usando uma tecnologia reconhecida pelo mercado.

Bem, se havia alguma dúvida, agora não existe mais, o que está esperando para ter essa tecnologia da biometria facial na sua empresa, acesse agora mesmo Controle de Ponto Eletrônico TradingWorks e solicite seu teste gratuito.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »