Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Como o sistema de controle de ponto eletrônico alivia o trabalho do RH?

software de controle de ponto

Hoje, o RH é considerado com um setor estratégico dentro de qualquer empresa. Por esse motivo, controlar o horário de entrada e saída dos colaboradores passa a ser apenas uma tarefa básica delegada a ele. Sendo assim, uma ótima alternativa é investir em um software de controle de ponto. Com todos os registros automáticos, é possível aliviar – e muito – o trabalho dessa equipe.

Que passa, então, a se dedicar a outros assuntos e objetivos. Quer saber um pouco mais sobre como isso acontece? Continue a leitura desse artigo!

Como funciona o sistema de controle de ponto eletrônico?

O software de controle de ponto surgiu para substituir recursos mais caros e complexos. Como, por exemplo, o famoso relógio eletrônico e as máquinas de cartão de ponto.

Basicamente, os colaboradores podem bater seu ponto com apenas alguns cliques no smartphone. Tudo funciona em um aplicativo simples e objetivo, para maior praticidade na hora do registro. Seu uso é totalmente seguro e não há qualquer possibilidade de fraudes.

A empresa também pode disponibilizar um tablet para essa ação se preferir. Além disso, esse sistema é ideal para colaboradores que prestam serviços externos ou façam jornadas em home office, já que possui GPS.

Quais são os benefícios dessa gestão em tempo real para o RH?

Acompanhar a gestão da jornada de trabalho online é um grande alívio para o setor de Recursos Humanos. Desde a vigência da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP nº 881/2019), depois convertida em lei (setembro de 2019), e com o objetivo de diminuir a burocracia, dispensou-se o registro de trabalhadores em empresas que reúnem até 20 empregados. Antes, porém, o Ministério do Trabalho exigia o registro de trabalhadores nas organizações com mais de 10 funcionários.

 sistema de controle de ponto eletrônico

Para completar, um novo decreto governamental propõe que horas extras, banco de horas e demais descontos sejam calculados e enviados para o eSocial. O que é uma tarefa muito demorada e extensa para empresas com muitos departamentos e equipes, não é mesmo?

Com o sistema de software de controle de ponto todos esses detalhes ficam registrados de maneira automática. Ou seja, depois é só solicitar a emissão de um relatório de histórico para ter em mãos rapidamente todos os dados exigidos pela legislação.

Quais as demais vantagens de adotar o software de controle de ponto?

Além de minimizar o peso dessa tarefa para o RH, ainda existem muitas outras vantagens atreladas ao uso de um sistema de ponto online. Veja só uma lista completa delas!

Mais segurança

Os dados registrados no software de controle de ponto ficam sempre assegurados. Eles não podem ser adulterados, o que traz mais tranquilidade para a instituição e para os colaboradores.

Mais praticidade

Por ser online e estar disponível em qualquer dispositivo móvel, o dia a dia corporativo fica muito mais prático com o software de controle de ponto. Não existem filas ao redor da máquina de pontos, o que permite que menos tempo seja perdido e ainda reduz a possibilidade de atraso.

Diminuição de ações trabalhistas

Como o sistema é totalmente idôneo, há uma diminuição significativa de ações trabalhistas. Isso porque a gestão fica muito mais transparente e qualquer problema pode ser resolvido com maior facilidade diante dos registros.

Sem dúvida alguma, com todos esses fatos em mãos, é possível perceber o quanto o software de controle de ponto é vantajoso tanto para o RH quanto para funcionários e empresa. Que tal pensar em adotar essa medida?

Para mais novidades e informações a respeito desse assunto, não deixe de assinar nossa newsletter. E fique sempre atualizado!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog