Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Sistema de controle de ponto eletrônico: qual equipamento compensa mais?

sistema de controle de ponto eletrônico

Realizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores é mais que importante: é obrigatório. As empresas devem registrar corretamente as informações para que possam fazer o pagamento das horas devidas e isso exige o uso dos recursos de apoio. Entre as melhores soluções, está o sistema de controle de ponto eletrônico.

Embora tenham o mesmo objetivo, diferem na tecnologia e na forma de utilização. Por isso, é indispensável conhecer cada alternativa e entender bem qual é a melhor opção para sua empresa.

A seguir, veja se vale mais a pena recorrer aos equipamentos comuns ou adotar um sistema de controle de ponto eletrônico!

Como funcionam os equipamentos tradicionais?

Quando falamos em equipamentos voltados para o controle de ponto, o principal deles é o relógio de ponto. Esse é um dispositivo em que cada funcionário faz o registro da sua folha de ponto, com marcações que indicam o horário de entrada e saída.

Se a tecnologia não fizer parte dessa “equação”, então significa que tudo é realizado de maneira manual. Essa é uma modalidade em desuso e que vem sendo substituída por alternativas tecnológicas.

Nesse caso, outras possibilidades de equipamentos incluem as catracas, os leitores de cartão e os leitores biométricos.

 sistema de controle de ponto eletrônico

E o sistema de controle de ponto eletrônico?

Já um sistema voltado para essa tarefa inclui a tecnologia no processo de controle de ponto. A ideia é que não seja preciso realizar nenhuma entrada manual de dados, o que reforça a segurança e a versatilidade.

O melhor de tudo é que também é possível utilizar o sistema de controle de ponto eletrônico online. Nesse caso, o registro pode acontecer em qualquer lugar, mesmo fora da empresa. Isso é ótimo para equipes externas e profissionais em home office, por exemplo.

Tudo ocorre por meio de um aplicativo móvel, com transmissão em tempo real de informações. As medidas de segurança incluem reconhecimento facial e geolocalização. Se houver alguma discrepância, o gestor é avisado imediatamente.

Afinal, qual é a melhor alternativa?

A verdade é que, de certa maneira, a solução on-line vai lhe fazer gastar menos e produzir mais na organização. Um sistema de controle de ponto eletrônico pode até funcionar no celular e em dispositivos móveis, evitando fraudes e registrando tudo conforme a legislação vigente.

Nesse caso, o software é a alternativa com melhor retorno de seu investimento, por ser bem mais avançado e auxiliar na automação de tarefas. Haverá total monitoramento, facilidade para exportar os dados, transparência na folha de pontos e fechamento rápido.

Basicamente, esse recurso ajuda a reduzir os riscos e erros, além de tornar tudo mais fácil e integrado. Portanto, é uma solução interessante para negócios que buscam eficiência, sem que deixem de cumprir as obrigações trabalhistas.

Entre os equipamentos e o sistema de controle de ponto eletrônico, a verdade é que ambos devem ser usados juntos. No entanto, alternativas com um nível maior de tecnologia valem mais a pena porque oferecem segurança, automação e produtividade.

Para ter outras dicas para implementar no cotidiano, curta nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog