Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

RH 4.0 – Guia Completo Para Sua Empresa

Um homem tocando um projeto holográfico

A cada ano a tecnologia vem revolucionando a forma com que vivemos e lidamos com os processos trabalhistas. Uma das áreas empresariais que mais sentiram esse impacto (no bom sentido), foi o setor de recursos humanos, mais conhecido apenas por RH. 

O RH sofreu modificações radicais em sua forma de lidar com as questões de uma empresa. As mudanças foram tantas que acabou criando-se um novo nome para esse departamento: o RH 4.0.

De modo a sanar quaisquer dúvidas que possam surgir a respeito desse tema, nossa equipe reuniu todas as principais informações sobre o RH 4.0. Boa leitura!

O que é RH 4.0?

O RH 4.0 se trata de uma nova perspectiva de estudar o RH tradicional por meio do auxílio de tecnologias avançadas na gestão de pessoas, recrutamento e seleção, atração de talentos e todas as demais áreas do departamento. 

Em outras palavras, isso significa que a maioria das funções de RH acabou se tornando automatizada nesse novo modelo de gestão, ao passo que novas funções mais estratégicas são criadas para atrair e reter talentos.

A atualização no departamento técnico do RH é uma resposta às mudanças que acontecem em outros setores também. Há muito tempo o RH é visto como burocrático e retrógrado, fora de sintonia com o resto da empresa. 

No entanto, o que ainda causa muita confusão nesse tema é a aplicação da tecnologia no dia a dia. Muitas pessoas pensam que o RH na Indústria 4.0 é futurista, quase como um filme do diretor Christopher Nolan.

Mas, a verdade é que a tecnologia é mais realista do que parece. Em vez de robôs e telas holográficas, teremos um departamento com software integrado de ponta a ponta, alta geração e análise de dados, estratégico e pouco operacional. 

O que a Indústria 4.0 traz é a possibilidade de liberar a criatividade de forma mais estratégica e humana. Dentre as mudanças ocorridas, esta é a que mais tem foco na gestão de pessoas. 

Revolução industrial e a indústria 4.0 no RH

Um homem segurando um tablet holográfico.
Fonte: (Reprodução/Internet)

É impossível explicar a Indústria 4.0 sem antes descrever uma conjuntura a respeito das revoluções anteriores. A primeira revolução ocorreu há muito tempo, na Inglaterra do século XVIII, quando as máquinas movidas a óleo e vapor substituíram os processos tecnológicos. 

A segunda revolução, agora no século XIV, foi provocada pela eletricidade. Foi nesse mesmo período que foi criado o departamento de Recursos Humanos.

A terceira revolução na indústria ocorreu por meio da tecnologia como a conhecemos hoje. Smartphones, smart TVs e, principalmente, computadores, são responsáveis ​​por acelerar e popularizar a geração de conhecimento, conectando bilhões de pessoas.

Finalmente, Indústria 4.0. De acordo com o responsável pela criação desse conceito, Klaus Schwab, a revolução ainda está em andamento, mas já podemos vê-la no dia a dia: assistentes pessoais, carros autônomos e robótica avançada.

Para Schwab, essa nova indústria que vivemos é responsável por melhorar os processos, agilizar a comunicação, eliminar o trabalho manual e aumentar a eficiência e a produtividade. Como outras revoluções, têm o potencial de ajudar a medicina, a biologia e o desenvolvimento econômico nos países em desenvolvimento.

Mesmo que essa revolução seja moldada pela tecnologia, isso não significa que os humanos serão completamente substituídos. Muitas funções serão redefinidas e aprimoradas de acordo com as necessidades da nova realidade. 

Leia também: Portaria 671: Principais atualizações no controle de ponto

Como a tecnologia está mudando o RH 4.0?

Um homem segurando um tablet holográfico com as duas mãos.
Fonte: (Reprodução/Internet)

São diversas as ferramentas modernas que auxiliam no desenvolvimento das atividades rotineiras de quem trabalha com o RH. Abaixo, confira sobre as principais e como elas impactam esse departamento.

Administração Remota

Gerenciar uma companhia de forma remota nunca se mostrou tão necessário quanto nos últimos anos. Depois de tanto facilitar a vida empresarial de muitos profissionais, a flexibilidade acabou se tornando um quesito muito mais relevante nos processos seletivos. 

Os mecanismos de gestão remota permitem que os líderes possam administrar suas equipes mesmo que a distância. Estando em casa, eles podem acompanhar o andamento das entregas, realizar reuniões individuais ou em grupo.  O distanciamento já não se tornou mais um empecilho.

Inteligência Artificial

Facilitando diversas etapas da nossa vida, o sistema de inteligência artificial chegou para revolucionar tudo. Para o RH, elas podem ajudar ainda no processo seletivo, com uma entrevista prévia realizada por um robô. Cabe à agência decidir a melhor forma de aproveitar esses benefícios.

Soluções em Nuvem

A opção de salvarmos documentos em nuvem trouxe diversos benefícios para todas as áreas das empresas. Começando pela redução de custos com a manutenção de servidores internos, bem como o aumento da segurança dos itens armazenados.

Fazendo um recorte para o RH, o sistema de hospedagem em nuvem faz com que não seja mais necessário a presença dos colaboradores na sede da empresa. Os softwares de gestão remota ajudam na administração da rotina empresarial.

Quais as vantagens de um RH tecnológico? 

  • Diminuição da burocracia;
  • Melhoria da comunicação;
  • Posicionamento mais estratégico;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização do tempo.

Os desafios do RH 4.0 no mundo atual

A idealização desta nova indústria é a parte fácil. No entanto, existem enormes desafios entre o RH tradicional e a nova versão do RH que vão muito além do próprio setor. A revolução tecnológica terá que processar e proteger grandes quantidades de dados. 

Focando apenas no setor, os desafios do RH 4.0 também são técnicos, mas, por outro lado, envolvem limitação de pensamento e burocracia.

Entre os principais desafios do RH 4.0, podemos incluir dois que foram levantados pelo portal Gupy:

Modelo mental tradicional 

Os modelos mentais, também conhecidos como mindset, de RH estão, em sua maioria, bastante enraizados na realidade burocrática. Antes que qualquer mudança aconteça, todos os participantes, sejam de RH ou de qualquer outro departamento, podem mudar seus modelos mentais para algo novo; sempre pensando em inovação e transformação digital que tragam benefícios à empresa.

Portanto, um dos grandes desafios do RH 4.0 não envolve tecnologia. O medo de profissionais adotarem essas medidas muitas vezes é promovido pela ignorância nessa área. São diversos os benefícios que a modernização do setor podem proporcionar, assim, vale a pena considerar.

Investimento em pesquisas e novas tecnologias

Todo progresso em qualquer ciência é feito por meio de pesquisa atrás de pesquisa. Mas, para isso, é preciso investir nas equipes necessárias ao desenvolvimento tecnológico e científico. Quando se trata do RH, o progresso muitas vezes deixa a desejar devido à falta de investimento. 

Portanto, outro desafio para a nova indústria neste setor é a falta de pesquisas sobre o tema. – Se quisermos atingir o futuro que está sendo idealizado hoje, é preciso muito esforço investido nos testes e tecnologias que contemplem todos os setores.

Além disso, é essencial investir na progressão de liderança e de equipes. Quando falamos da Indústria 4.0, os soft skills são prioridade. É fundamental promover o conhecimento sobre transformação digital, negócios e tendências no RH.

TradingWorks é a sua escolha!

A TradingWorks é uma empresa que oferece um sistema de controle de ponto online.

O seu serviço se destaca por usufruir de todas as vantagens que a tecnologia oferece. Assim, você tem a certeza de um serviço bem feito e comprometido com o melhor.  Entre em contato com nossos especialistas e tire todas suas dúvidas!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

Controle de ponto para hospitais

Administrar a carga horária dos funcionários de um hospital pode ser um pouco mais burocrático se comparado com outros trabalhos. Em especial, hospitais de órgãos

Leia mais »