Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Reforma trabalhista: saiba como as mudanças podem impactar a empresa

reforma trabalhista

A Reforma Trabalhista foi sancionada em 2017, com o objetivo de modernizar a CLT e atender às novas necessidades das empresas atuais. As modificações são positivas em vários sentidos, inclusive quanto à gestão de pessoas. No entanto, também é importante entender que ela gera impactos na realidade dos negócios.

As mudanças precisam ser observadas e aplicadas com cuidado, justamente para evitar problemas futuros. Ao compreender quais são esses resultados, fica mais fácil se preparar e acertar na execução das novas regras.

Na sequência, descubra quais são os impactos trazidos pela Reforma Trabalhista e o que exige a sua atenção!

A possibilidade de fazer acordos individuais facilita a rotina

Antes das mudanças na lei, as regras da CLT eram válidas de maneira ampla e irrestrita. Modificações só poderiam ser realizadas por meio de acordos coletivos e convenções sindicais. Assim, somente os sindicatos e representantes de classe poderiam chegar a novas possibilidades de contrato.

Com a Reforma, entretanto, tornou-se viável fazer um acordo individual, com cada profissional. Embora isso flexibilize as relações, é preciso ter o cuidado de negociar individualmente e de registrar as informações no contrato. Assim, é possível garantir que tudo aconteça conforme manda a lei.

A implementação do banco de horas exige maior controle de jornada

Como os acordos individuais se tornaram possível pela Reforma Trabalhista, a implementação do banco de horas passou a ser permitida de maneira ampla. Antes, ele só existia mediante acordo coletivo e sindical e, agora, pode ser negociado com cada funcionário.

No entanto, é necessário ter cuidado com o controle de jornada. O uso de um sistema eletrônico, por exemplo, permite acompanhar todos os registros de horário com precisão. Dessa forma, há como contabilizar corretamente quais são os períodos trabalhados.

reforma trabalhista

As novas modalidades de contratação exigem atenção

Outra novidade da Reforma Trabalhista envolve os modelos inéditos de contratação. Se antes só existia jornada parcial ou integral, agora é possível recorrer à intermitente. Também há a chance de investir no teletrabalho ou home office, de acordo com as necessidades atuais.

Embora essas possibilidades se adaptem a algumas exigências, é preciso ter atenção com a implementação. Um dos impactos consiste, justamente, em entender qual modalidade se aplica a cada caso e quais são as regras específicas.

Também é recomendado conferir quais serão as novas exigências, em termos de estrutura e processo. O uso de um sistema de controle de ponto online, por exemplo, permite que equipes remotas registrem a atuação de maneira consistente.

A adaptação às novidades da Reforma Trabalhista evita problemas

Por mais que essa mudança na lei seja positiva para empresas e trabalhadores em diversos aspectos, é preciso ter cuidado. É indispensável entender o que mudou de verdade, o que deve ser mantido e como realizar as adaptações exigidas por algumas das novas regras. Então, isso causa um impacto sobre os ajustes que devem ser executados.

Ter atenção com as regras e com a sua forma de aplicação evita que o negócio descumpra alguma determinação. Desse modo, é possível diminuir os riscos de sofrer ações trabalhistas, por exemplo.

Além disso, é o melhor jeito de aproveitar ao máximo as alterações e de usá-las de maneira útil para a empresa.

As mudanças da Reforma Trabalhista são especialmente positivas para os negócios e para os profissionais. No entanto, é fundamental conhecer bem essas alterações e reconhecer seus impactos na atuação para chegar a bons resultados com a empresa.

Se quiser saber mais como você pode manter seus melhores resultados na empresa e fazer o melhor controle de ponto, entre agora em contato conosco!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog