Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Recursos Humanos: como gerenciar os colaboradores de forma descomplicada

gerenciando os colaboradores da empresa

Em um mercado globalizado, é fundamental que o setor de Recursos Humanos se dedique a gerenciar colaboradores de forma descomplicada. Afinal, informações devem ser passadas com mais agilidade e otimizar tempo em tarefas é fundamental.

Quando se sentem mais livres, colaboradores tendem a ser também mais produtivos. A gestão, por sua vez, passa a ser mais humanizada, inclusive em processos simples e frequentes, como contratações e controle de ponto.

Mas o que colocar em prática para ter um bom resultado? Nesse artigo, você confere algumas dicas de sucesso que se adaptam em qualquer área de atuação. Continue a leitura!

Construa uma relação de confiança

Um erro comum no setor de Recursos Humanos é construir uma relação autoritária, ao invés de uma pautada na confiança. Na era da gestão digital, é importante que os colaboradores não se sintam vigiados, mas sim amparados para crescer.

Muitas vezes, o gesto não estará presente na tomada de decisões em determinados projetos. E se esse tipo de segurança não estiver presente no dia a dia, é possível que os resultados, mais tarde, não sejam exatamente positivos.

Use a tecnologia a favor do setor de Recursos Humanos

Automatizar processos é algo cada vez comum no RH. Isso porque agora, esse setor se mostra bastante estratégico dentro da empresa. Afinal, é com base na dinâmica para administrar contatos, reuniões, planejamentos e divisões de tarefas que o negócio consegue definir objetivos e metas.

 recursos humanos

Sendo assim, use a tecnologia para eliminar tarefas que tomam tempo desnecessariamente. Por exemplo, o controle de ponto. Hoje, com as ferramentas certas, é possível parar de perder tempo com preenchimento manual de documentos e ter relatórios muito mais completos, com cálculo de horas extras e benefícios. E assim, direcionar esforços para outras tarefas mais importantes.

Analise muito bem a sua equipe

É indispensável conhecer muito bem todos os colaboradores de uma equipe e suas determinadas funções. Quando se conhece a fundo o que cada um tem e faz de melhor, fica muito mais fácil visualizar promoções e ou realocações que se façam necessárias eventualmente.

Nessa etapa, vale desenvolver um histórico completo do colaborador e de seu trabalho dentro da empresa. Assim como suas principais capacidades, e como ele buscou se aperfeiçoar ao longo do tempo. Diante dessas informações, ficará até mesmo mais fácil para um gestor buscar auxílio com o Recursos Humanos na hora de delegar tarefas.

Adote ciclos e etapas em projetos

Vale também pensar em adotar ciclos e etapas mais curtas em projetos de RH. Esse modelo favorece o andamento da atividade e a identificação de problemas e gargalos.

Ele pode ser aplicado, por exemplo, na admissão de novos funcionários. Como esse costuma ser um processo mais longo e que precisa ter atenção, organizá-lo em metas periódicas para facilitar a visualização dos resultados costuma proporcionar uma prospecção mais assertiva e o preenchimento mais rápido de vagas disponíveis.

No setor de Recursos Humanos, gerenciar os colaboradores de forma descomplicada é um desafio diário. Contudo, cada uma dessas etapas pode ajudar bastante a tornar essa, uma realidade constante na empresa.

Quer saber um pouco mais sobre outros processos de RH? Descubra, agora, sobre como implementar corretamente uma política de home office e entenda como fazer a gestão também à distância.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »