Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Modelos de Holerites: Guia Completo

Holerite.

Gerenciar uma boa empresa requer vários processos e decisões bem executadas. Quando o assunto é finanças, os cuidados precisam ser ainda mais minuciosos. Investimentos, despesas, tudo tem que estar devidamente registrado, em tempo real.

Além disso, os administradores possuem uma grande responsabilidade com um dos pilares mais importantes da organização: seu capital humano. 

Ainda dentro desse tema, podemos citar que são muitos os processos implantados para retenção de talentos. 

Um desses processos é a seleção de modelos de holerite de alta qualidade, também nomeados como contracheques. Este documento é de extrema importância não só para aumentar a transparência entre as partes, mas é a forma de demonstrar os recebimentos e descontos do colaborador.

Não só para esse fim, o holerite é um documento que comprova a renda do empregado, podendo, portanto, ser utilizado para atestar direitos trabalhistas. 

Neste blog, você lerá sobre: 

  • O Que São os Holerites?
  • Preenchimento de Holerite: O Que Deve Conter
  • Controle de Ponto e Holerite: Entenda a Relação
  • Holerite em Planilha: Por Que Utilizar?
  • Holerite Online: Vantagens
  • Como Ler um Holerite: Descrições

O Que São os Holerites?

Homem montando holerite.
Fonte: Reprodução/Internet

Os holerites, conhecidos também como contracheques, são documentos emitidos pelas empresas para informar um funcionário sobre seus recebimentos, como salários e descontos, sendo parte do processo de gestão de pessoas de uma empresa. 

Dessa forma, o funcionário tem acesso a todas as transações financeiras relacionadas a sua jornada de trabalho. 

Os holerites também funcionam como um documento explicativo quando há dúvidas sobre alguns descontos ou alterações no seu salário em um determinado mês.

Preenchimento de Holerite: O Que Deve Conter

Pessoa calculando finanças para montar holerite.
Fonte: Reprodução/Internet

A folha de pagamento deve ser bem organizada e conter uma série de informações institucionais e financeiras. Como este é um documento enviado continuamente, ele precisa ser organizado de forma padronizada, seguindo as diretrizes necessárias para estar dentro da lei.

Primeiramente, os holerites possuem um cabeçalho que precisa conter os dados da empresa em questão. Os dados devem incluir o nome e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da companhia.

Abaixo estão algumas das informações que devem constar no holerite:

Pagamentos

A data é obrigatória no documento, ficando localizada no canto superior direito. Além disso, é necessário estarem inseridos os detalhes dos colaboradores, como nome completo, cargo, setor, junto aos dados da empresa. 

Na coluna “Descrição”, devem estar inseridos todos os pagamentos e descontos, como salário, vale transporte, impostos e afins. Na coluna seguinte, “Referência”, é informado o motivo do recebimento. Por fim, o valor bruto de recebimentos é preenchido na coluna “Vencimentos”. 

Vale lembrar também que devem constar no holerite/contracheque, as informações de pagamento advindas de horas extras executadas, adicional noturno, desconto de faltas e DSR, caso ocorram.

Descontos

Na parte de descontos, estão descritos os débitos do colaborador. Como por exemplo, quando ocorre o adiantamento do salário. Esse é um evento da folha de pagamento que deve constar nesta coluna, quando ocorre.

Além disso, dentre os abatimentos realizados no envelope de pagamento do colaborador, estão os impostos obrigatórios, como por exemplo o INSS, que é recolhido mensalmente.

Os descontos também são realizados sob o vale-transporte, quando o trabalhador recebe o benefício. Quando a empresa oferece o auxílio combustível, não há previsão da lei para descontos da folha de pagamento.

Controle de Ponto e Holerite: Entenda a Relação

Mulher analisando métricas e holerite.
Fonte: Reprodução/Internet

O registro de ponto eletrônico facilita os cálculos de crédito/pagamento ou débito/desconto que tenham dependência com horas, dentro do contracheque. Como é o caso das horas extras ou faltas. 

Podemos citar também que o controle e gestão do ponto eletrônico é de fundamental importância para aqueles colaboradores que trabalham no regime horista, isto é, que recebem por hora trabalhada.

A adoção de um sistema de controle de ponto eletrônico eficiente e seguro é essencial para a garantia do correto pagamento; assim, a emissão correta do documento como o contracheque é garantida.

Os créditos errados, por sua vez, representam prejuízo à empresa, e os débitos incorretos representam perda de tempo em retrabalho ou até mesmo prejuízo quando ocorrem processos judiciais.

Holerite em Planilha: Por Que Utilizar?

Diversas companhias trabalham com o holerite em planilha. Os modelos de holerite em planilha podem ser vantajosos, pois oferecem ferramentas que automatizam o cálculo.

As planilhas em Excel também são bastante úteis nas mensurações de custos e despesas, sendo assim grande aliadas da equipe de gestão financeira.

Holerite Online: Vantagens

Os holerites online também são bastante utilizados por algumas companhias. Por serem guardados em nuvem, eles podem ser acessados através de qualquer dispositivo digital que acessa a internet, em qualquer lugar.

O contracheque online tem a vantagem de não necessitar de impressão, e por isso é uma opção amiga do meio ambiente. 

Como Ler um Holerite: Descrições

Duas pessoas calculando holerite.
Fonte: Reprodução/Internet

Como colaborador, é bastante comum que tenha dúvidas sobre o conteúdo das folhas de pagamento. A fim de ajudar a compreensão, separamos uma explicação sobre os principais termos contidos na parte de descrição do holerite:

  • Salário-base: é o salário mensal do funcionário;
  • Benefícios: os benefícios são todos os dados que representam o pagamento de horas extras, comissões e bonificações de qualquer tipo;
  • Gratificações: são pagamentos realizados por conta da promoção de cargo ou por conta de algum grande feito, como o alcance de alguns anos de empresa;
  • Folgas: indicam o valor do descanso semanal remunerado (DSR);
  • Contribuição sindical: é um valor abatido para quem optou por contribuir com sindicatos, portanto não são recolhimentos obrigatórios. 

Ainda, podem aparecer outros nomes, como o INSS, IRRF e vale-transporte e vale alimentação.

TradingWorks Oferece Melhor Serviço em Registro de Ponto Eletrônico

A TradingWorks é uma empresa que oferece um sistema de controle de ponto eletrônico. O seu serviço se destaca por permitir registros e marcações facilitadas, através do celular com GPS e biometria facial. 

Além disso, através do aplicativo, é possível acompanhar o banco de horas, as horas extras e os atrasos, bem como fechar a folha com rapidez e segurança.

Fale com os especialistas sobre o melhor sistema de controle e gestão de ponto.Gostou do artigo? Recomendamos também a leitura: “Controle de Ponto Eletrônico: Vantagens ao Aderir”.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

Controle de ponto para hospitais

Administrar a carga horária dos funcionários de um hospital pode ser um pouco mais burocrático se comparado com outros trabalhos. Em especial, hospitais de órgãos

Leia mais »