Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

FGTS Digital: Entenda Tudo Sobre a Inovação

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista desenvolvido para assegurar o funcionário demitido sem justa causa. Basicamente, uma quantia deve ser depositada pelo empregador, de acordo com a sua jornada de trabalho prestada. 

Com os avanços tecnológicos, o benefício certificado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), terá uma versão totalmente digital. Através de um software desenvolvido pelo Governo Federal, será possível realizar diversas transações do FGTS.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre o FGTS Digital, bem como os serviços que já podem ser executados pelo celular. Boa leitura!

Primeiramente, o que é o FGTS?

Como já introduzido, o FGTS é um direito dado a todo trabalhador formal, regido pela CLT. Os trabalhadores domésticos, temporários, rurais, avulsos, intermitentes e funcionários de safra, desde que registrados formalmente, também recebem o benefício.

Quando o colaborador é contratado de uma empresa no modelo CLT, a mesma é responsável por realizar o pagamento, que ocorre no início de cada mês, no valor correspondente a 8% da remuneração. Para os contratos de aprendizagem, o percentual é reduzido para 2%. Essa quantia é armazenada, o que explica assim a nomeação Fundo, dentro da sigla FGTS. 

Os valores de todas as empresas em que se trabalha são guardados e em algumas situações, é possível realizar o saque. O principal objetivo do pagamento é fazer com que um trabalhador não fique sem dinheiro para se manter no período em que busca por outra oportunidade. 

O que é FGTS Digital?

O FGTS digital veio para facilitar a vida de todos os colaboradores. Basicamente, muitas das transações que antes eram realizadas pessoalmente em uma instituição bancária passam com a versão digital, a serem executadas através de um smartphone ou computador.

Desse modo, qualquer trabalhador poderá realizar a maioria das operações do FGTS, como:

  • Saque digital;
  • Estorno;
  • Extrato;
  • Restituição;
  • Parcelamento;
  • Compensação;
  • E muito mais. 

Além disso, o FGTS Digital deve utilizar o PIX, a última ferramenta financeira que surgiu, tornando muito mais práticos processos de pagamento e transferência.

Como Funciona o FGTS Digital?

As informações sobre a remuneração do colaborador são centralizadas no eSocial e por consequência unificadas em um único aplicativo. 

Outro ponto interessante de citar é que o Sistema do FGTS Digital reúne e disponibiliza informações com clareza. Dados como extratos e recolhimentos anteriores poderão ser acessados facilmente.

Para as empresas, é possível verificar pendências que impedem a emissão do Certificado de Regularidade Fiscal (CRF). Como falamos anteriormente, os pagamentos poderão ser realizados por meio do PIX, que além de garantir uma arrecadação instantânea, também evita que se pague duas vezes a mesma guia.

Vale lembrar que o projeto está sendo introduzido aos poucos. A versão final ainda se encontra em desenvolvimento, tendo como responsável a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPRT/ME). 

Benefícios do FGTS Digital

O FGTS vai atribuir benefícios tanto ao colaborador quanto ao empregador. Confira abaixo:

Vantagens ao Trabalhador

O trabalhador terá maior praticidade nos processos que envolvem o FGTS. Por exemplo, todos os tipos de saque poderão ser solicitados através do software. Dessa forma, a necessidade de ir a um banco será reduzida. 

Vantagens ao Empregador

O empregador vai ter acesso, em um mesmo lugar, a todas as pendências de pagamento. Ainda, as arrecadações serão feitas de maneira rápida e direta, já que o PIX será disponibilizado no sistema. 

Como Realizar o Saque Digital

Já existem algumas operações do FGTS Digital em funcionamento, como o Saque Digital. Para acessar, basta baixar o aplicativo do FGTS, através das principais lojas virtuais, como a Play Store e a App Store.

Dentro do app, é possível consultar os valores disponíveis, bem como solicitar o saque em todas as modalidades disponibilizadas pela Caixa. O banco calcula a quantidade de liberação do benefício, você indica uma conta para receber, de qualquer instituição, e o valor é depositado. Fácil assim. 

Os tipos de saque variam bastante, pois são atualizados de forma recorrente, claro, sem a alteração do tipo padrão, o Saque-Rescisão. O último tipo desenvolvido e que tem sido bastante utilizado é o Saque Aniversário

Saque Aniversário: Como Funciona? 

O Saque Aniversário é uma modalidade de saque do FGTS. Esse tipo de recebimento é concebido uma vez por ano, no mês de aniversário do interessado.

Os trabalhadores precisam realizar a solicitação até o último dia do mês que completam mais um ano de vida e isso garante que eles recebam o valor predefinido, que pode ser consultado no aplicativo, dentro do mesmo ano. A parcela fica disponível por até 2 meses após a liberação e caso a pessoa não saque o recurso, este volta para a conta, sem qualquer prejuízo.

TradingWorks Facilita Processos Empresariais!

A TradingWorks é uma empresa que oferece ponto eletrônico digital. Através de suas soluções, é possível realizar uma gestão prática da jornada de horário dos colaboradores.

Para melhorar os seus processos de RH e contabilidade, fale com um de nossos especialistas!

Gostou do artigo? Também recomendamos a leitura: “Controle de Ponto Eletrônico: Vantagens ao Aderir”.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

Controle de ponto para hospitais

Administrar a carga horária dos funcionários de um hospital pode ser um pouco mais burocrático se comparado com outros trabalhos. Em especial, hospitais de órgãos

Leia mais »