Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

4 maneiras de evitar falhas nos processos de rh da sua empresa

falhas nos processos de RH

Evitar falhas nos processos de RH é essencial para o sucesso de uma empresa. Afinal, essas etapas dizem respeito ao cuidado com as pessoas e os elementos associados aos colaboradores. Qualquer falha nesse sentido pode gerar problemas diversos, como insatisfação, prejuízos e até ações trabalhistas.

Felizmente, há maneiras de evitar esses quadros. Com as práticas certas, pode-se garantir a conquista dos resultados esperados. No final, há mais satisfação e proteção para a empresa e para as pessoas.

Na sequência, veja quais são 4 maneiras de evitar falhas em processos de RH e eleve seu desempenho!

1. Elabore um planejamento integral para evitar falhas nos processos de RH

Consolidar uma boa estratégia para o setor é um dos passos essenciais — e iniciais — para eliminar falhas nos processos de RH. Além disso, é um ótimo caminho para diminuir os riscos de ocorrerem erros nas etapas do setor de RH. Por isso, vale a pena montar um planejamento muito bem acabado para a área.

Defina quais são as atividades mais importantes, do controle de ponto e elaboração da folha de pagamento ao treinamento e desenvolvimento de lideranças. Assim, é possível entender tudo o que deve ser feito e quais são as expectativas em cada momento.

2. Desenvolva políticas completas do setor

Além do planejamento, é indispensável criar políticas específicas para as necessidades dessa área. Isso aumenta a integração para acabar com as falhas nos processos de RH e permite que a gestão tenha mais visibilidade.

É o caso de definir uma política de cargos e salários, além de estabelecer a oferta de benefícios. Não se esqueça de acompanhar as mudanças na legislação trabalhista e nas exigências, como em relação à jornada. Assim, há como consolidar políticas consistentes e que são eficazes para evitar falhas.

3. Padronize alguns processos de RH

Outra forma eficiente de fugir das falhas é por meio da padronização. Com um modelo de atuação em cada fase, é possível garantir que todas as necessidades sejam contempladas e os objetivos, alcançados. Além disso, é uma forma de criar um “mapa”, com todas as etapas necessárias, o que previne passos em falso e falhas nos processos de RH.

Considere padronizar os processos seletivos, o onboarding dos novos talentos e até a avaliação dos colaboradores. Isso trará consistência de atuação e diminuirá os riscos de algo sair do previsto.

4. Aposte no potencial da tecnologia

Já se foi o tempo em que processos de RH deveriam ser feitos de maneira estritamente manual. Hoje, é viável e desejável utilizar a tecnologia para automatizar tarefas. Além de garantir produtividade, é uma forma de evitar falhas causadas pela interferência humana.

É o caso de contar com um sistema de marcação de ponto. Com uma ferramenta digital do tipo, é possível prevenir diversos problemas, como a falta de consistência nas informações ou erros no pagamento. Além disso, há maior visibilidade sobre times externos ou de home office, que favorece todo o negócio.

Com a implantação da solução certa, fica mais fácil aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer.

Evitar falhas nos processos de RH é essencial para a boa performance empresarial. Com essas dicas, pode-se chegar a um resultado mais consistente e interessante para cada necessidade, de modo a prevenir situações indesejáveis.

Como essa é uma obrigação do setor, descubra como o controle de ponto digital ajuda o negócio!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog