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Employee experience: quais as vantagens para sua empresa?

Employee experience

Employee experience é uma estratégia de valorizar o capital humano que existe dentro de uma empresa. É um dos indicadores de RH que, em resposta ao turnover, é a grande tendência do mercado de trabalho. 

Reter talentos é  um desafio para todo RH, pois muitas vezes existem tesouros dentro do quadro da empresa que não estão sendo bem aproveitados.

A nova visão do RH é descobrir esses talentos, e oferecer condições para que ele, sendo bem aproveitado, possa trazer mais benefícios à empresa.

A employee experience faz uma análise total da experiência do relacionamento da equipe com a empresa. Esse resultado pode ser positivo ou negativo, e vai depender dos esforços de cada um dentro dessa relação laboral. E claro,  no fim desse processo os que tem um resultado positivo terá uma atenção diferenciada 

Se sua empresa precisa adotar a employee experience aqui traremos as informações que você precisa saber. Acompanhe conosco e boa leitura!

Na prática, o que é Employee Experience

Employee Experience (EX) ou experiência do Colaborador é o resultado de todas as, percepções e sentimentos, vividas nos relacionamentos dentro da empresa.

Sabemos que mesmo sem este nome, todos os colaboradores geram um conceito pessoal, que vai acompanhá-lo por todo período na empresa, isso envolve tudo desde sua contratação até a demissão.

Esse conceito vai ser analisado de acordo com o envolvimento no trabalho, resposta à cultura da empresa e clima organizacional, tudo influencia de forma positiva ou negativa.

O que vai definir toda essa vivência são fatores como oportunidades de crescimento, apoio da liderança, autonomia para tomar decisões e outros pontos de relacionamento e gestão.

Para melhorar seu entendimento, vamos listar alguns pontos que são geralmente usados para a análise do employee experience confira:

  • Processo seletivo;
  • Contratação;
  • Onboarding (integração na empresa);
  • Treinamento e desenvolvimento; (resposta ao treinamento)
  • Crescimento (promoções);
  • Outplacement (demissão e recolocação).

Nada impede que um colaborador mantenha um bom relacionamento com a empresa depois do desligamento, isso confirma um perfil positivo.

Por fim, podemos conceitualizar a employee experience como uma estratégia voltada para otimizar a experiência do colaborador dentro da empresa. 

Este colaborador vai se encaixar como uma luva dentro das oportunidades que a empresa lhe proporcionará dentro da realidade de seu perfil.

Quais as vantagens que a empresa tem adotando as estratégias da employee experience, veja a seguir.

Employee experience: quais as vantagens para sua empresa.

Redução de Turnover

A rotatividade ou turnover, tem sido um problema para o mercado brasileiro, mesmo antes dos impactos da pandemia.

Uma pesquisa da Robert Half revelou que em índice de turnover, o Brasil ficou em primeiro lugar com larga distância do segundo classificado, entre 13 países pesquisados.

Essa rotatividade ocasiona grande custo financeiro para as empresas, porém com a implantação das estratégias da employee experience os números de turnover tendem a cair.

Isso acontece por duas razões, (1) o colaborador sendo bem analisado pode ser melhor aproveitado e (2) sua satisfação com o ambiente de trabalho cresce automaticamente.

Aumento da Produtividade

Diversos fatores são influenciados quando um colaborador está bem engajado no seu perfil de trabalho, mas nenhum mostra tanto impacto quanto a produtividade.

Colaborador feliz, se sentindo capaz e reconhecido, funciona como um combustível para a produção empresarial.

Um dos pontos fortes do employee experience é o reconhecimento por parte da empresa das qualificações do colaborador e isso inflama sua garra na produtividade, afinal de contas todos querem ser reconhecidos.

 A produtividade também é resultado de uma experiência administrativa que insiste em otimizar as condições de trabalho de seu colaborador. Algumas vezes essa melhoria vem da atualização de equipamentos de trabalho por meio da tecnologia.  

Aumento dos Lucros

Tem sido observado que empresas que dedicam seus esforços ao employee experience tendem a ter uma cultura organizacional mais forte, com um alto índice de engajamento entre os funcionários, um ambiente inclusivo se tornando grande retentor de talentos.

E com tudo isso essas empresas tendem a ser mais lucrativas.

Assim grandes empresas têm repensado a relação com seus colaboradores, e com ações voltadas para o racional e emocional de seus profissionais, elas têm formado times de campeões e crescido seus lucros.

Atração e Retenção de Talentos

Aqui você já viu que o Brasil tem muita rotatividade de funcionários, e mesmo com a crise que estamos atravessando a perda de bons funcionários é muito prejudicial.

Alguns podem pensar que a crise do coronavírus deixou a equipe receosa de perder seus empregos, de certo modo esse pensamento pode refletir a realidade, porém não para os bons colaboradores.

Aqui está o grande perigo, pois um bom colaborador, é o maior capital humano de uma empresa,  e não pode ser perdido.

As empresas que aplicam as estratégias do employee experience consegue em primeiro grau segurar seus talentos, e assim ter uma equipe forte.

Além de reter seus tesouros, essas empresas se tornam alvo de procura por outros em momentos de transição.

Afinal todos buscam por empresas que tenham um diferencial no tratamento de sua equipe, portanto essas empresas funcionam como imã para aqueles que esperam por um reconhecimento profissional.

Todo gestor sabe o valor de uma equipe de colaboradores altamente dedicados e comprometidos com os resultados e crescimento da empresa, e sabe também que não é fácil encontrar esse perfil, pois quem os tem não quer perder.


Conclusão

Finalizando, sempre trabalhar na boa experiência do colaborador traz retorno para empresa. Pois ela vem somar outros valores como: produtividade aprimorada, bom atendimento ao cliente, atração e retenção de talentos com a redução da rotatividade, faz da employee experience um bom investimento.

Você não pode implantar a employee experience sem respeitar a qualidade de vida de seus colaboradores, e um dos tópicos mais desgastantes numa empresa é a gestão da jornada de trabalho.

Com um bom sistema de controle de ponto eletrônico da TradingWorks você pode ter a certeza que seus colaboradores de sempre terão seus direitos garantidos, daí começa uma relação de confiança.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

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