Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Descubra o que seus colaboradores esperam de benefícios da empresa

Hoje em dia, cada vez mais empresas se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores, e isso é algo muito positivo. Afinal, os funcionários sentindo-se bem no ambiente de trabalho, possuem melhor qualidade de vida e também melhoram os resultados dos seus projetos. Ou seja, os benefícios da empresa são muito importantes, e essa é uma situação que chamamos de via de mão dupla, com vantagens para os dois lados. 

O Time TWO preparou esse artigo especialmente para você, que quer implementar no RH os benefícios para os colaboradores, mas tem dúvidas sobre quais ações são realmente vantajosas e interessam à equipe. 

Planos de saúde, ginástica laboral no trabalho, day-off para aniversariantes, são algumas das ideias que já conhecemos. Porém, você precisa pesquisar e descobrir qual o melhor para o seu trabalho. Afinal, os ambientes mudam e as preferências também. 

Por que os benefícios da empresa são tão importantes? 

As empresas que proporcionam benefícios aos seus colaboradores, demonstram se importar com a sua equipe. Isso gera uma grande sensação de pertencimento em cada funcionário. Quando nos sentimos pertencentes a algo ou algum lugar, damos nosso máximo para que as coisas ocorram bem. No caso das empresas, fica nítida a maior entrega dos colaboradores quando sentem-se valorizados. 

Se você, RH, ainda não promove boas ações com os colaboradores, é importante estar ciente de que muitos RHs estão fazendo isso por seus funcionários. A sua equipe sabe disso e, por isso, pode ter o desejo de mudar e buscar novas oportunidades em outro lugar. Então, leve essa ideia para seus gestores, afinal, a retenção de talentos é fundamental para um negócio que busca crescer.  

Outro fator que torna os benefícios da empresa tão fundamentais envolve a saúde mental dos colaboradores. Sabe-se que hoje um dos grandes males que abalam as pessoas são as doenças psicológicas causadas pelo estresse. Um ambiente saudável, que promova ações e benefícios aos colaboradores é capaz de diminuir (e muito!) o estresse em seus funcionários. Pausas durante o dia para integração, cuidados com a saúde etc, trazem resultados positivos.  

O que os colaboradores mais buscam 

Sabemos que alguns benefícios são obrigatórios por lei, como FGTS, 13º salário, remuneradas, entre outros. Não são desses benefícios que esse artigo trata. Hoje, as pessoas querem que suas empresas se importem com sua saúde, situação financeira e outros aspectos que afetam sua qualidade de vida. Afinal, esses colaboradores dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho. 

Em algumas pesquisas já realizadas, alguns pontos que muitas pessoas desejam receber como benefícios de sua empresa, ficaram em destaque.  

Muitos colaboradores desejam que suas empresas proporcionem planos de saúde, para não se preocuparem com emergências e terem que contar somente com o serviço público. Hoje, existem diversas parcerias para os RHs realizarem com convênios e entregar isso, um ótimo benefício e que gera reconhecimento e grande satisfação, pois demonstra que a empresa quer cuidar de seus funcionários. 

Outra coisa que os colaboradores buscam bastante é mais tempo livre. O Day Off nos aniversários é uma possibilidade de gerar isso, com um dia de folga remunerada para o colaborador comemorar com as pessoas que ama. Outra alternativa, que é testada em algumas empresas, é a de realizar uma semana de trabalho mais curta, ou uma sexta-feira com um expediente menor, onde os funcionários podem sair mais cedo para resolverem seus afazeres pessoais.  

Entre os benefícios da empresa mais buscados pelas pessoas, também está a flexibilidade, conhecida como trabalho híbrido. Principalmente após a quarentena implementada graças ao coronavírus, onde muitas pessoas conheceram o home office na prática, trabalhar de casa, com maior privacidade e conforto tornou-se muito atrativo. Então, hoje, diversos colaboradores gostam da opção de escolher ao menos alguns dias da semana para realizar seu trabalho no modelo home office.  

Em uma pesquisa realizada pela RobertHalff Talent Solutions, você pode ver o que os colaboradores mais buscam de benefícios após a pandemia.  

Pesquisa interna 

Acabamos de dar a você algumas ideias sobre o que diversos colaboradores demonstraram interesse em receber como benefícios da empresa. Porém, as preferências podem variar muito de empresa para empresa e você pode (e deve!) realizar uma pesquisa interna para saber o que realmente a sua equipe busca e o que é possível sua empresa proporcionar para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho. 

Converse com seus gestores e diretores, faça orçamentos e descubra o que está dentro da realidade da empresa para poder oferecer aos funcionários. Afinal, os benefícios aos colaboradores não podem causar um prejuízo para o negócio, senão todos saem perdendo no final das contas.  

Após estar ciente do que pode ser implementado, prepare uma pesquisa interna. Informe os funcionários de que será realizada essa pesquisa, fale sobre o objetivo e a importância da participação de todos para o benefício da equipe. Assim, você terá um maior engajamento nas respostas.  

Prepare questões objetivas, dando possibilidades de benefícios de acordo com o que você já viu ser possível com os gestores. Porém, deixe campos de texto para que seus colaboradores façam sugestões. Muitas vezes as ideias partidas dos funcionários são excelentes.  

Quando obter as respostas dos colaboradores, prepare um gráfico e faça uma nova reunião com seus diretores, mostrando quais as preferências da equipe e buscando colocar em prática os benefícios da empresa, que, vale ressaltar mais uma vez, trarão grandes vantagens, tanto para as pessoas, quanto para o negócio. 

Conclusão 

Gostou das nossas dicas para implementar benefícios para seus colaboradores? Agora, essa missão é sua, RH! Para saber mais, ficar por dentro das novidades que envolvem nossa área e ter outras dicas, acompanhe nosso blog da TWO

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

4 cursos de RH gratuitos

Você, profissional de RH, sabe mais do que ninguém a importância de se manter atualizado no mercado de trabalho, não é? Por isso, preparamos 4

Leia mais »