Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Departamento Pessoal: saiba quais são as funções e rotinas do DP

Departamento pessoal

O Departamento Pessoal é o setor de uma empresa responsável por gerir os colaboradores e cuidar das jornadas de trabalho, gerência de folha de pagamento, férias, benefícios, entre outras questões relacionadas à legislação trabalhista. 

Sendo assim, esse setor se encarrega da parte burocrática, ou seja, lida com a emissão e gerenciamento de documentos dentro da empresa. 

Mas se você quer conhecer melhor o Departamento Pessoal e a sua importância, continue a leitura desse texto. 

O que é departamento pessoal? 

O que é departamento pessoal?
Freepik

O Departamento Pessoal é o setor que cuida de toda a burocracia relacionada aos colaboradores de uma organização. 

Então, desde a admissão do indivíduo até a sua demissão, o DP fica encarregado de fazer cálculo de salário, férias, benefícios, locomoção, controle de ponto e escalas de horário. 

Apesar de essas serem as tarefas mais comuns, pode haver variação de uma empresa para a outra dependendo do ramo de atuação e necessidades específicas. 

Vale dizer ainda que o Departamento Pessoal age de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e pelos Sindicatos. 

Qual a diferença entre RH e DP?

É comum que as pessoas confundam as funções referentes ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Apesar de os dois serem muito próximos e, praticamente complementares, suas responsabilidades são distintas.

O Recursos Humanos se ocupa de melhorar os resultados da empresa estimulando os colaboradores e selecionando adequadamente os pontos fortes e fracos de cada um para o desenvolvimento de tarefas específicas. 

Aumentando a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho, o RH afasta do Departamento Pessoal problemas com reclamações que levem a passivos, por exemplo. 

Sendo assim, o RH é muito mais estratégico enquanto que o DP é burocrático. Sendo assim, uma gestão eficiente das pessoas é fundamental em qualquer organização, logo as funções do Departamento Pessoal são indispensáveis

A importância do DP nas empresas

A importância do DP nas empresas
Freepik

O papel principal do Departamento Pessoal dentro de uma empresa é cuidar das burocracias referentes aos colaboradores. 

Isso é fundamental para evitar processos trabalhistas e problemas com a fiscalização. Visto que somente com um DP eficiente é possível agir dentro das normas, evitando falhas em relação a isso. 

De acordo com Chiavenato (1999) no final do século XX as empresas começaram a entender a importância de tratar seus colaboradores como indivíduos e não apenas como recursos. 

Com isso a demanda por um setor de RH e DP eficiente aumentou, visando o estabelecimento de uma rotina mais otimizada e detalhada. 

Apesar disso, a relação entre empregadores e empregados ainda é algo complexo, visto que as divergências são comuns. 

Quando isso acontece, muitas vezes o colaborador entra com processos trabalhistas que, em geral, levam a empresa a ter prejuízo financeiro e também na sua imagem. 

Sendo assim, o Departamento Pessoal é essencial para garantir que todas as normas sejam cumpridas adequadamente, evitando tanto a insatisfação dos trabalhadores quanto os problemas com a legislação vigente. 

As rotinas do Departamento Pessoal

Apesar de o Departamento Pessoal desenvolver muitas atividades bastante operacionais, elas são também dinâmicas. 

A carga de trabalho nesse setor é muito grande e a maioria das tarefas se repete todos os meses, como é o caso dos cálculos de salário e folha de ponto, por exemplo. 

Apesar de contar com uma estrutura simples quando em comparação a outros setores, existe uma cobrança enorme sobre o DP. Isso para que não ocorram falhas e erros que possam prejudicar os colaboradores ou a empresa. 

Veja a seguir quais são as principais tarefas da rotina deste setor: 

Registro de colaboradores

Todo o processo admissional é realizado pelo Departamento Pessoal, inclusive os registros da carteira de trabalho, liberação do crachá e o registro no relógio de ponto

Controle de ponto

A legislação trabalhista é bastante categórica com as leis que regem o controle da jornada de trabalho.  E cabe ao Departamento Pessoal fazer o controle dos horários de entrada e saída de cada colaborador. 

Infelizmente as divergências em relação às jornadas de trabalho, sobretudo horas extras, são comuns. 

De fato, esse é o assunto mais recorrente no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Assim, com o controle adequado é possível evitar muitos problemas desse tipo. 

Gestão de benefícios e folha de pagamento

Todos os colaboradores dentro de uma empresa possuem algum tipo de benefício. Alguns são obrigatórios, enquanto que outros variam de um local de trabalho para o outro. 

Além de cuidar dos cálculos dos benefícios vigentes, o Departamento Pessoal é responsável também por disponibilizar os opcionais que se adequem melhor a cada colaborador. 

Registro demissional

Todas as tarefas que envolvem a demissão de colaboradores também são responsabilidade do Departamento Pessoal. 

Assim, o DP precisa garantir os direitos dos trabalhadores, como o correto cálculo de verbas rescisórias. Desse modo, o trabalhador desligado recebe adequadamente todos os benefícios aos quais tem direito. 

Controle de férias e licenças

A cada 12 meses de trabalho são concedidos 30 dias de férias ao trabalhador. Essa é mais uma burocracia que fica sob responsabilidade do Departamento Pessoal. 

Além de garantir que a documentação esteja em ordem, cabe ao DP também definir juntamente com os demais gestores quando é o melhor período para que cada colaborador se afaste. 

Além disso, o Departamento pessoal é responsável também pelas burocracias advindas das licenças.

Departamento Pessoa e a adequação à legislação trabalhista

A Legislação Trabalhista regulamenta todas as relações entre o trabalhador e o seu contratante. Por isso o cumprimento dela é obrigatório em todos os casos para evitar insatisfação e processos. 

A maior dificuldade nesse caso é conseguir se adequar às mudanças nas leis que ocorrem frequentemente. 

Sendo assim, o Departamento Pessoal deve estar sempre atento às principais mudanças. Portanto, garantimos o cumprimento das normas vigentes.

Conclusão 

O Departamento Pessoal é o setor das empresas responsável por cuidar das burocracias envolvendo a legislação trabalhista. 

Sendo assim, ele é essencial em qualquer organização. Assim, garantimos a adequação às regras vigentes, evitando problemas com a justiça do trabalho e insatisfação dos seus funcionários.

Portanto, ter um Departamento Pessoal engajado é primordial não apenas para o cumprimento das regras, mas também para ajudar a empresa a ter bons resultados e evitar prejuízos. 

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »