As empresas de tecnologia não param de crescer e, por isso, possuem cada vez mais funcionários. Com isso a responsabilidade em fazer a gestão e controle de ponto também aumenta.
Isso é um desafio principalmente porque muitas vezes há equipes internas e externas. É comum que muitos funcionários trabalhem em home office ou em escritórios que terceirizam os serviços.
Com a pandemia do Covid-19 o home office ganhou ainda mais força e muitas empresas perceberam que fazer o controle da jornada de trabalho nesse caso exige a adoção de alternativas seguras e viáveis.
Se você quer saber mais sobre como fazer a gestão e controle de ponto em empresas de tecnologia, continue lendo esse texto.
Por que o controle de ponto é importante?
Assim como acontece em qualquer outro ramo, o controle de ponto é fundamental nas empresas de tecnologia.
O controle das horas trabalhadas é necessário para a correta elaboração da folha de ponto e posterior cálculo dos salários.
Para qualquer segmento, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) regulamenta o controle no Artigo 74, de acordo com as seguintes regras:
- § 2º para empresas com mais do que vinte funcionários, a anotação dos horários é obrigatória;
- § 3º caso o trabalho seja realizado fora da empresa, o horário pode ser anotado manual, mecânica ou eletronicamente sem que isso prejudique nenhuma das partes;
- § 4º métodos alternativos de registro são permitidos desde que haja acordo comum individual ou coletivo.
De acordo com a própria CLT, a gestão e controle de ponto é obrigatória para empresas de tecnologia e outros ramos quando possuem mais de 20 funcionários.
No entanto, com o aumento do número de profissionais desse setor em home office, o controle adequado se tornou um problema que exige solução rápida e eficiente.
Qual os benefícios para empresas de tecnologia fazer o controle de ponto?
Além da segurança jurídica, o controle de jornada nos permite obter informações sobre as horas trabalhadas. Assim, conseguimos ter melhor noção sobre produtividade e controle de folha de pagamento.
Atualmente existem aplicativos capazes de fazer o controle da jornada. Eles ainda geram relatórios com informações essenciais para a análise da equipe e gestão eficiente por parte do Recursos Humanos.
Com esse recurso é possível avaliar o banco de horas, as faltas, atrasos, férias, entre outras informações utilizando apenas um dispositivo móvel e uma conexão com a internet.
Além disso, com o recurso de geolocalização dos trabalhadores externos, pode-se acompanhar os locais adotados.
Assim, há um controle mais eficiente sobre o deslocamento, locais visitados e o cumprimento dos horários estipulados na agenda do profissional.
Equipes remotas: tem como fazer a gestão de ponto nas empresas de tecnologia?

É comum as empresas de tecnologia adotarem políticas de trabalho diferenciadas em comparação às organizações mais tradicionais.
Em muitas delas o trabalho remoto já era algo recorrente porque assim o funcionário poderia executar as suas atividades na sua própria residência, sem a necessidade de se deslocar.
É comum também que alguns trabalhadores saiam para exercer as suas atividades em outras empresas, como as equipes de vendas externas.
Com a pandemia, a partir do início de 2020, o número de funcionários em home office aumentou consideravelmente, tornando ainda maior o desafio do controle eficiente do ponto.
Para fins de comprovação trabalhista, é preciso que o sistema de controle seja não apenas eficiente, como também seguro tanto para o contratante quanto para o funcionário.
Para garantir isso, as ferramentas tecnológicas surgiram como ótimas alternativas. Assim, proporcionando a ambas as partes a confiança necessária, sobretudo às empresas de tecnologia.
O que a lei diz sobre o controle de ponto?
Os principais requisitos e regras para o controle de ponto estão presentes no Artigo 74 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
A questão mais importante é que, seja para empresas de tecnologia ou de qualquer outro setor, o controle de ponto é obrigatório a partir de vinte funcionários.
Isso pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica. Apesar dessa lei, trabalhadores em home office, cargos de confiança e funcionários de locais com menos do que 20 contratados ficam isentos. Entretanto, ainda é ideal o controle de ponto por questões de segurança.
Como funciona o controle de ponto online?
Para as empresas de tecnologia que possuem funcionários em home office ou que trabalham fora da sede, o sistema de ponto online é uma alternativa viável, eficiente e segura.
Os sistemas mais modernos possuem todas essas vantagens e são considerados muito simples de usar. Eles são intuitivos e permitem a marcação rápida e precisa.
Uma das maiores vantagens é que com esse sistema o trabalhador marca os horários de entrada e saída usando seu próprio dispositivo móvel.
Isso pode ser feito por meio de um computador, tablet ou smartphone. Ou seja, não é necessário nenhum equipamento específico.
Por ser feita eletronicamente, a marcação é segura. Com ela é possível evitar falhas humanas que frequentemente acontecem nessa situação. Caso o sistema identifique algum problema ele emite alertas.
Outra vantagem é que mesmo que não haja uma conexão com a internet disponível, as informações ficam salvas. Assim que a conexão é estabelecida, o registro é transmitido à empresa.
Por fim, é possível adequar o sistema de acordo com as necessidades para que as empresas de tecnologia se beneficiem ainda mais dele. Diante dessas vantagens, o sistema é considerado como de excelente custo benefício.
Sistema de controle de ponto por aplicativo
Como já foi dito, o controle de ponto por aplicativo é a forma mais eficiente para as empresas de tecnologia controlarem a jornada dos seus colaboradores.
Diante disso, o TradingWorks se mostra uma ferramenta essencial nesses casos. Seja para trabalhadores em home office ou em campo, o aplicativo permite a marcação segura e eficiente.
Com as informações em mãos os gestores conseguem avaliar melhor a sua equipe. Além disso, conseguem facilmente fazer ajustes sempre que preciso.
A segurança também é um ponto forte. O sistema faz o reconhecimento facial do trabalhador utilizando a câmera do próprio dispositivo móvel.
Os relatórios gerados podem ser utilizados como indicadores de desempenho das equipes e, por isso, contribuem com a melhoria geral das empresas de tecnologia.
Enfim, frequentemente as empresas de tecnologia possuem grande número de funcionários em home office e trabalho externo.
Isso dificulta muito o controle de ponto, mas a adoção de sistemas eficientes, como aplicativos para smartphone, soluciona a questão de modo eficiente.