Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Controle de ponto eletrônico: como fazer em uma empresa que possui diversas filiais?

controle de ponto eletrônico em filiais

Ter diversas unidades é um ótimo sinal do crescimento do negócio e da sua capacidade de atender a um público maior. Por outro lado, é uma situação que traz novos desafios, especialmente em termos de informações e processos. Entre as questões, está o controle de ponto eletrônico em filiais.

Afinal, o melhor é ter apenas um time de RH, já que a empresa responde de maneira única por suas obrigações fiscais e trabalhistas. Nesse sentido, é fundamental saber como superar as dificuldades geradas pelos dados “espalhados” sobre a jornada.

Na sequência, descubra como fazer o controle de ponto eletrônico em diversas filiais e acerte na etapa!

Conte com a solução correta para o controle de ponto eletrônico em filiais

O ponto de partida é, definitivamente, a escolha de um sistema adequado às necessidades da empresa. A seleção da alternativa tecnológica faz toda a diferença para chegar a uma boa performance de controle de ponto em filiais. Por isso, é fundamental considerar as funcionalidades e demais características.

Verifique, por exemplo, se o sistema unifica as informações. Todos os dados devem ser centralizados, para que não ocorram erros ou que a folha de pagamento seja gerada incorretamente, ao final do mês.

Também é interessante conferir as qualidades específicas da tecnologia. O ideal é contar com uma ferramenta voltada para a mobilidade. Um sistema online e que permita o registro em diversas localizações ajuda a garantir que os dados consolidados formem uma folha adequada.

controle de ponto eletrônico

Confira o recurso de geolocalização do controle de ponto eletrônico

A mobilidade é um ponto muito vantajoso de um sistema online para acompanhar a jornada dos colaboradores. No entanto, alguns gestores sentem insegurança sobre a confiabilidade das informações. Afinal, com um aplicativo no celular, os profissionais poderiam registrar o ponto de qualquer lugar — mesmo que não estivessem na unidade em questão.

Por isso, uma das dicas consiste em conferir se o sistema para controle de ponto eletrônico em filiais conta com o acompanhamento de geolocalização. Em caso afirmativo, é possível checar onde aconteceu cada entrada de dados e se ela corresponde ao lugar de cada unidade.

Também há como definir perímetros específicos, de modo a receber alertas em caso de registro em local diferente. Com o acompanhamento, é possível ter mais visibilidade e controle.

Considere usar a assinatura eletrônica da folha de ponto

Por lei, é obrigatório que o funcionário assine a folha de ponto, para fins de confirmação da informação. No entanto, a existência de diferentes filiais pode tornar um pouco mais difícil. Por isso, ao usar o controle de ponto eletrônico também é preciso pensar nessa situação.

O ideal é contar com soluções voltadas para a assinatura eletrônica, devidamente validada. Dessa forma, todos os colaboradores podem confirmar as informações até à distância, sem dificuldades ou perdas.

Depois, todos os dados ficam centralizados no sistema de controle de ponto, o que permite que a empresa se mantenha regularizada. Dessa maneira, não é necessário que as pessoas se desloquem ou que seja preciso utilizar informações físicas.

O controle de ponto eletrônico em filiais pode ajudar empresas deste formato a acompanhar a jornada dos seus colaboradores. Com uma ferramenta especializada, o processo é favorecido e os resultados serão melhores.

Para não ter mais dúvidas, veja como o sistema de ponto digital ajuda a economizar tempo e dinheiro!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog