Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Confraternização da empresa: o que fazer com colaboradores em Home Office?

confraternização da empresa

Após um ano cheio de desafios, novos clientes, vários cafés e bastante estresse, enfim chega dezembro! E para fechar o ano temos a nossa famosa confraternização da empresa.

A festa da firma no fim de ano é uma relação complicada entre as pessoas. Isto é, muitos odeiam e acreditam ser apenas um evento pelas aparências. Além do mais, agora com os colaboradores em sua maioria em home office, como a empresa poderá fazer para “não passar em branco”?

Continue lendo esse artigo para entender a importância desse evento e como fazer a confraternização da empresa em home office!

Festa da firma: por que fazer? 

Nós profissionais de RH devemos encarar a confraternização da empresa como uma estratégia de endomarketing. Pois, é exatamente isso que ela é.

Assim, estamos buscando fazer a integração e socialização das equipes de forma a melhorar a sinergia da empresa como um todo. Aliás, o sucesso ou fracasso de um negócio muitas vezes está ligado ao quão bem as equipes trabalham entre si.

Ou seja, como que uma empresa vai pra frente se os departamentos não se falam? É cada um andando para um lado e chegando a lugar nenhum!

Dessa forma podemos pensar em 3 grandes motivos para termos a confraternização da empresa:

Reforça os valores e cultura da empresa

Toda empresa possui sua própria cultura organizacional, é isso que lhe dá personalidade. Além disso, a cultura é o que permite a integração e gera o sentimento de pertencimento. De tal maneira, a cultura é o que transforma o emprego em trabalho.

Mário Sérgio Cortella diferente emprego de trabalho pela seguinte maneira: “emprego é fonte de renda, enquanto trabalho é fonte de vida”. Quando as pessoas veem seus colegas e a empresa em geral como uma grande família, teremos colaboradores engajados, motivados e que irão dar o máximo de si. 

Integração

A confraternização da empresa é um ótimo momento para todos poderem se aproximar e criar vínculos, tanto profissionais quanto pessoais. Esses vínculos são importantes para o trabalho em conjunto.

Afinal, somos mais propensos a ajudar e a pedir ajuda para quem nós conhecemos e gostamos. Dessa forma, dentro da empresa é fundamental esse tipo de integração.

Quando há a integração entre os membros da organização, vemos ações sendo executadas com mais eficiência, além de melhores resultados.

Valorização da equipe

Demonstrar que a empresa valoriza o funcionário é uma tarefa que para muitos é bem complexa. Contudo, a confraternização da empresa pode ser uma dessas formas de mostrar que cada pessoa é importante no negócio.

Lembrando que, ter a festa mais extravagante não significa que irá melhorar a imagem da empresa. Pelo contrário, essa extravagância poderá causar reações do tipo “a gente dá o sangue o ano inteiro e acham que uma festa toda chique no fim de ano vai ser o suficiente para compensar?!”

Enfim, não podemos nos esquecer que a confraternização da empresa é um momento para relaxar e descontrair.

Cuidados na confraternização da empresa online

Duração: as pessoas têm menos tolerância a ficar em frente ao computador

Fabi Calvo, mestre em etiqueta e boas maneiras, esclarece que as pessoas têm menos tolerância a passar horas na frente do computador.

Isso porque a festa online difere da presencial em que tem muito mais para se fazer do que ficar sentado na frente do computador (a não ser Netflix, aí todo mundo consegue passar várias horas).

A especialista ainda indica que uma hora de festa já é suficiente.

Obrigação: a confraternização da empresa não deve se tornar uma obrigação do funcionário

Transformar a festa em uma ação obrigatória é a pior coisa do mundo. Obrigar a participar “tira a graça” do momento e, para funcionários mais introvertidos, transforma-se em motivo de descontentamento com a empresa — ou seja, a boa intenção da empresa se torna fonte de problemas.

Discursos: evite os prolongados discursos e conversas sobre trabalho

É comum o momento de confraternização da empresa os líderes ou chefes desejarem fazer um discurso, especialmente os motivacionais. Porém, é interessante evitar. Afinal, falar de metas, resultados, planos para o próximo ano ou qualquer coisa nessa linha irá tirar todos do clima de festividade

Lembre-se que esse é um momento de todos saírem do clima de trabalho e poderem interagir como amigos — e aposto que não é comum ficar em uma festa com amigos falando sobre metas e resultados, não é?

De mesmo modo, em confraternização da empresa online também é importante evitar esses discursos. Aliás, as chances são grandes dos funcionários colocarem os chefes no mudo e ficar fazendo qualquer outra coisa.

Dicas para confraternização da empresa online

#1 Festas temáticas: mesmo à distância é possível

Nos eventos presenciais é bastante comum o uso de temas para definir a decoração, atrações e o cardápio. Porém, engana-se quem pensa que isso é exclusivo para a confraternização de empresa presencial.

É totalmente possível fazer a festa temática com os trabalhadores em home office, desde a atração até o cardápio.

Para os comes e bebes, a Fabi Calvo indica o uso de kits. “Não precisa ser nada extravagante, uma pequena tábua de frios e um espumante já funcionam como um ponto de conexão entre todos os participantes e dá aquela cara de festa”, complementa a especialista.

#2 Lives de entretenimento

Os shows e atrações dos eventos presenciais também podem ser trazidos para a confraternização da empresa em home office. Por exemplo, é possível contratar uma banda para fazer um show em live privada só para a empresa.

Por isso pode ser interessante conversar com as empresas e artistas que sua empresa costuma contratar. Dessa forma, você verifica quais atrações podem ser trazidas para o meio digital.

#3 Atividades em grupo

Por fim, a confraternização da empresa pode ter algum tipo de atividade em grupo, como uma sessão de pintura ou roda de histórias. Aqui vai muito da criatividade de quem estiver organizando e também das ideias que os próprios colaboradores levantarem.

De todo modo, é importante pensar em como fazer para que todos consigam participar do evento.

O home office impõe diversos desafios para a empresa. Se você está em dúvida como manter o treinamento e desenvolvimento da equipe nesses tempos, temos um artigo especialmente para você! Clique aqui e saiba como manter o treinamento mesmo à distância.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog