Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Quer saber como nunca mais errar no fechamento da folha de ponto?

Conferir cada registro de ponto para fazer o fechamento da folha é desafiador, mas muito importante. Quando atuamos com a conferência manual, a atenção deve ser redobrada, já que os erros são muito comuns.

Você já deve ter passado pela situação de, na hora de fazer o cálculo, não apertar direito o número da calculadora, não perceber isso na hora, e só no final ver o erro. E lá vai você refazer todo o cálculo…

De todo modo, ter processos bem definidos para o fechamento de folha de ponto é fundamental. É com base nessas informações que podemos pagar corretamente nossos funcionários.

Além disso, a folha de ponto é um compromisso que a empresa tem para com as leis e direitos trabalhistas. Bem como é uma proteção jurídica para o negócio.

Assim, descuidar no fechamento da folha de ponto pode causar grandes prejuízos e arruinar a relação com seus trabalhadores. Aliás, com a implementação do eSocial, as regras estão mais rígidas, de modo que certos procedimentos considerados “normais” podem resultar em autuações e multas.

Impactos do eSocial

O eSocial modificou bastante a dinâmica das rotinas trabalhistas, mas trouxe diversas facilidades, como a digitalização e agilidade nos processos.

Entretanto, o sistema do governo é mais rígido no cumprimento da legislação vigente. De modo que empregadores que fazem fechamento da folha de ponto com período diferente do mês civil correm riscos.

Dessa maneira, empresas que, por exemplo, fecham a folha do dia 25 de janeiro a 25 de fevereiro estão descumprindo a lei. Isso porque a CLT determina que o pagamento deve ser realizado até o 5º dia útil do mês seguinte ao vencimento. Assim, para fins legais, o mês é do dia primeiro ao dia 30 (ou 31).

Por isso, é importante que os processos internos das empresas sejam revisados. Afinal, essa prática é ilegal e pode gerar multas.

Erros comuns no fechamento da folha de ponto

Usar métodos manuais no fechamento da folha de ponto gera diversos problemas às empresas. De modo que os erros mais comuns são:

  1. Perder documentos: armazenar documentos físicos é um verdadeiro desafio, por isso, perder ou danificar documentos importantes é bastante comum;
  2. Errar o cálculo: seja na calculadora ou no Excel, os erros de cálculos estão sempre presentes e podem custar caro para sua empresa;
  3. Falta de registros: com métodos manuais de controle, é comum que o colaborador esqueça de fazer a marcação em algum dia, causando distorções significativas na folha de ponto.

Por isso, é tão importante lançarmos mão da tecnologia e parar de ter prejuízo e dor de cabeça no fechamento da folha de ponto. Nesse sentido, o controle de ponto eletrônico é essencial se sua empresa quer ter produtividade, cumprir a legislação e fechar a folha sem erros!

O controle de ponto eletrônico pode acabar com os erros!

Enfim, para nunca mais errar no fechamento da folha de ponto, é necessário ter um controle de ponto eletrônico. Com um sistema informatizado, sua empresa nunca mais irá se preocupar com erros de cálculos, armazenamento de documentos físicos e perda de prazos.

Use o poder da tecnologia em seu favor e alivie seu RH e DP. Assim, o setor poderá atuar de forma mais estratégica, em vez de ficar se preocupando se colocou a porcentagem correta no Excel.

Por isso, confira neste post como o ponto eletrônico ajuda sua empresa a cumprir a legislação com menos esforço!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »