Controle de Ponto Eletrônico | TradingWorks

Sumário

Recursos Humanos: como medir o clima organizacional da empresa?

clima organizacional

Fazer uma boa gestão de recursos humanos vai além do controle de ponto e da definição de jornada de trabalho. É preciso dar atenção ao ambiente e às condições do lugar, até mesmo para conquistar a motivação. Nesse sentido, é indispensável saber como medir o clima organizacional da empresa.

Esse é um dos elementos mais importantes do negócio, já que representa a “sensação” que as pessoas têm de trabalhar no lugar. Quanto melhor for o clima, maiores são a retenção de talentos e a produtividade — e o contrário também é verdadeiro.

Já que se trata de algo tão relevante para a área de recursos humanos, aproveite para descobrir como medir o clima organizacional da empresa.

Faça uma pesquisa de clima organizacional

Para fazer esse acompanhamento é indispensável realizar uma pesquisa de clima organizacional. Ela deve ser executada com todo o time, de modo a conhecer qual é a percepção dos colabores sobre o ambiente de trabalho.

Essa ferramenta envolve diversas perguntas, como a satisfação das pessoas em trabalhar no local ou como se sentem quanto à liderança. É possível criar questões abertas ou fechadas (como as de “sim” ou ”não” ou com escala de 0 a 10).

Esses resultados são fundamentais para entender melhor quais são as necessidades e as possibilidades em relação aos recursos humanos da empresa.

Analise os dados de maneira contextualizada

Em seguida, é preciso fazer uma análise completa de todas as informações obtidas por meio da pesquisa. A ideia é fazer cruzamentos de modo a compreender melhor quais são as demandas específicas.

Ao dividir as respostas de acordo com a faixa etária, por exemplo, é possível identificar quais são as percepções de cada geração. Já a divisão por área ou gênero traz uma visão mais completa sobre quais são os principais problemas.

Além de ter uma visão ampla sobre a empresa, essa é uma forma de reconhecer as características dos segmentos e como é viável melhorar o clima organizacional.

recursos humanos

Meça os indicadores de recursos humanos

A pesquisa é uma maneira direta de avaliar o clima da empresa e a percepção dos funcionários sobre o negócio. No entanto, também é possível chegar aos resultados ao acompanhar os indicadores do setor de recursos humanos.

É o caso de conferir, por exemplo, a taxa de absenteísmo. Se os colaboradores faltam com muita frequência, pode ser sinal de que estão insatisfeitas. Da mesma forma, uma taxa de rotatividade elevada indica que existe alguma situação nesse sentido.

Aproveite para analisar os indicadores mais relevantes, de modo a ter uma visão indireta sobre a situação. Com o estudo sobre os números, a tomada de decisão é favorecida.

Avalie como anda a qualidade da comunicação

Além de tudo, é preciso entender como é a comunicação interna do time. A intenção é conferir quais são as principais necessidades e quais são os impactos em relação ao ambiente de trabalho.

Meça se há um grande nível de ruídos na comunicação e reclamações constantes nesse sentido. Além disso, veja quais são as ferramentas utilizadas, inclusive na área de recursos humanos.

Uma boa solução de controle de ponto, por exemplo, evita erros na folha e melhora o clima organizacional. Para completar, reforça a comunicação com times externos e em home office, o que favorece a sensação do ambiente.

Medir o clima organizacional é uma tarefa essencial para melhorar as ações de recursos humanos e para otimizar a atuação do time. Com essas dicas, será possível acompanhar os resultados de maneira consistente.

Se quiser ficar sempre por dentro das novidades e dicas, curta nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog