Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Como a transformação digital e o controle de ponto eletrônico estão ligados

transformação digital

Uma realidade é que a transformação digital mudou completamente a gestão de pessoas. As novidades tecnológicas simplificaram a forma de organizar e planejar o futuro de sua empresa.

Antigamente a gestão de pessoas era mais lenta e confusa, os processos burocráticos não permitiam que o Rh desenvolvessem estratégias também  importantes dentro da empresa.

Antes da transformação digital as obrigações do empresário para com seus funcionários eram precárias, os registros não eram feitos de forma digital, e deixava dúvidas constantes na equipe, que acabava refletindo em insatisfação. 

As falhas constantes  se davam pelo mecanismo usado, pois as plataformas digitais não ajudavam, o agente humano sempre está vulnerável a erros, às vezes mais de um funcionário precisa participar do processo e os riscos de falhas eram maiores.

O sistema de controle de ponto eram facilmente fraudados e forjados, e isso complica a paz da empresa, pois todo compromisso voltado para a o controle da jornada é responsabilidade da empresa.

Quando existe falha no controle da jornada, mesmo que seja intencional, sempre é a empresa que assume os prejuízos, a transformação digital veio para corrigir essas falhas, se você quer saber mais sobre estes temas fique conosco até o final.

Afinal, o que é Transformação Digital?

Transformação digital é a substituição dos mecanismos analógicos por ferramentas digitais. Isso pode ser feito em todos os setores ou em alguns determinados.

O importante é que os processos digitais foram criados corrigindo as falhas observadas no analógico, além que todos os softwares tem mais agilidade e conseguem trazer economia aos procedimentos.

Para maior entendimento separamos aqui aqueles que são os pilares da transformação digital, assim sua mente vai ampliar, mas antes, compreenda que nosso foco aqui é a ligação da transformação digital e o controle de ponto digital, veja a seguir:

  • Foco no consumidor: aqui os consumidores são as empresa, para seus setores de Rh, observando o que a tecnologia pode facilitar a sua rotina, assim desenvolver produtos específicos;
  • Feedbacks constantes: todos os processos precisam de acompanhamento, no sistema analógico isso só acontecia no fechamento, com a tecnologia os feedbacks podem ser constantes, ajudando a conferir alguma falha e corrigir em tempo hábil.  
  • Foco na agilidade nas respostas: programado para responder com um toque, isso alguns anos atrás eram impossível de se imaginar. Esses softwares são feitos para serem acessados de qualquer lugar sem demora de resposta, mesmo com uma equipe treinada os gestores sempre gostam de informação.
  • Foco nos Relatórios: Quando se trata de relatórios o Rh sabe muito bem a dor de cabeça que é no fechamento da folha de pagamento, vale salientar que cada colaborador tem seu relatório individual, e às vezes a depender da situação pode até ter mais de um relatório.

Observe que o importante da transformação digital, é que ela surge para suprir necessidades, e de uma forma superior às soluções existentes, como se fosse estudado todos os pontos falhos do sistema analógico e a transformação digital, seja a solução.

De forma prática a transformação digital oferece grandes benefícios a uma empresa, apesar de nosso texto ter o foco no controle de ponto eletrônico, você deve conhecer outros benefícios. Veja:

  • Tornar a comunicação mais rápida e assertiva
  • Integrar setores, tornando as equipes mais sintonizadas e colaborativas
  • Acessar informações completas de maneiras mais plural
  • Automatizar processos
  • Diminuir a burocratização
  • Favorecer as tomadas de decisões através do suporte com os dados
  • Melhorar a interação com os clientes por meio de canais instantâneos.
  • Facilitar a análise de desempenho graças às ferramentas de gestão modernas

Transformação Digital e seu Espaço na Jornada de Trabalho 

Por lei, empresas com mais de 20 funcionários, são obrigadas a registrar o controle de ponto de seus colaboradores, para isso elas podem usar sistema de marcação manual, mecânico ou eletrônico.

Para você entender a ligação da transformação digital no controle de ponto eletrônico, vamos explicar agora o que ocorria nos sistemas manual e mecânico.

Primeiro passo é escolher entre um dos dois sistemas de marcação de ponto, assim a equipe do Rh deve todos os meses, no fechamento do mês, passar todos os dados para o caderno de ponto ou planilha de excel, para que seja feita toda contabilidade e fazer o lançamento na folha de pagamento. 

Infelizmente esse processo com interferência manual, era vulnerável a erros, veja a seguir os possíveis erros que esses dois tipos de marcação geralmente apresentava:

  • Fraudes no registro de ponto;
  • Inconsistência do registro de horas;
  • Esquecimento de registro;
  • Erros no cálculo de banco de horas e horas extras;
  • Filas para marcação de ponto;
  • Perda de dados.

Já falamos sobre os sistemas de controle de ponto manual e mecânico, agora vamos começar a abordar sobre o ponto eletrônico.

O ponto eletrônico, uma ferramenta que já faz parte da transformação digital, recebeu dois grandes incentivos legais, veja abaixo:

O incentivo dessas portarias foi permitir que as empresas utilizem métodos alternativos para o controle de ponto, assim foi aberta a oportunidade de se fazer a marcação de ponto através de dispositivos móveis como computadores, celulares e tablets.

Estavam abertas as portas para a transformação digital, pois a partir dessas portarias todo o sistema de controle de ponto poderiam ser modernizados.

Por isso, que chamamos de controle de ponto digital, os métodos alternativos que fazem uso de computadores, celulares e tablets no lugar dos modelos tradicionais.

Transformação Digital e sua ligação com o controle de ponto eletrônico

No passado, quando se falava em controle de ponto, vinha à mente um relógio grande na portaria da empresa, e uma fila esperando para bater o ponto.

Com a transformação digital, hoje é normal o colaborador usar seu notebook, tablet ou até mesmo no seu aparelho celular para bater seu ponto e a empresa administrar tudo isso através de uma plataforma na internet.

Parece um sonho, toda essa facilidade além de ter todos os cálculos feitos e enviados sem precisar preencher enormes planilhas que cansam qualquer colaborador.

Se tudo isso é novo para você, solicite agora mesmo um teste gratuito e conheça o Sistema de Ponto Eletrônico TradingWorks, e veja que não será somente sua empresa a ser beneficiada, pois com a TradingWorks sua equipe poderá marcar ponto até fora da empresa. 

Além de tudo isso existem outros benefícios que ligam a transformação digital ao controle de ponto eletrônico.

  • Transparência: além de não ter perda de dados, o Ponto Eletrônico da TradingWorks pode notificar o trabalhador no momento que ele bate o ponto registrando seu comprovante. 
  • Acesso à informação: o colaborador pode conferir seus lançamentos a qualquer momento sem a necessidade de esperar o relatório mensal, já que toda informação é facilmente acessada do computador ou dispositivos móveis.
  • Segurança: Ao contrário de controles manuais que dependem exclusivamente de planilhas e papéis, o controle de ponto digital conta com armazenamento de dados em nuvem, com isso, há maior segurança que os dados não serão perdidos.

Agora que você viu como a transformação digital está ligada ao controle de ponto eletrônico, não perca tempo e transforme seu Rh com o Ponto Eletrônico da TradingWorks.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »