Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Calculadora de hora extra ou sistema de ponto eletrônico: qual é a melhor opção

Calculadora de hora extra ou sistema de ponto eletrônico?

Fazer o cálculo de horas extras pode ser bastante complicado. Por isso, muitas empresas optam por uma calculadora de hora extra, seja em planilha ou de sites gratuitos, mas será que essa é a melhor opção?

Continue comigo que vou te explicar quais as vantagens de um sistema de ponto eletrônico e da calculadora de hora extra. Assim, você poderá escolher a melhor opção sem dificuldades.

Vamos lá!

Como funciona a calculadora de hora extra e sistema de ponto eletrônico?

Antes de mais nada, vamos entender como cada um funciona. Afinal, são tantas ferramentas que existem para controle de jornada e cálculos trabalhistas que pode ficar confuso diferenciar cada uma.

Calculadora de Hora extra

Primeiramente, a calculadora de hora extra pode ser utilizada de várias formas. Por exemplo, usando as planilhas do Excel ou um site gratuito.

Seu funcionamento é bem simples. Basta inserir os horários de entrada e saída que os cálculos são realizados por você.

Portanto, nesse sistema você precisa informar:

Em calculadoras da internet os dados podem ser ainda mais simples. Assim, eles pedem para você informar o total de horas extras realizadas.

Logo, é necessário que a empresa tenha algum tipo de controle de horas para saber esse total. Do contrário, a calculadora de hora extra não poderá te ajudar muito.

Contudo, uma calculadora no Excel te oferece uma flexibilidade melhor do que os sites gratuitos. Afinal, com a planilha, é possível calcular as horas trabalhadas, hora extra e até controlar banco de horas.

Sistema de ponto eletrônico

Enquanto isso, o sistema de ponto eletrônico é uma solução completa para sua empresa. Ademais, há dois tipos de ponto eletrônico:

  • Registro de Ponto Eletrônico: que utiliza um equipamento fixo na empresa para marcação de ponto;
  • Aplicativo de Controle de Ponto: app que pode ser baixado no celular, tablet ou computador do colaborador para realizar a marcação e gestão de ponto de qualquer lugar com máxima segurança.

Em ambos os tipos, o registro é feito de forma eletrônica, seja por um crachá magnético, impressão digital ou reconhecimento facial.

Desse modo, no mesmo sistema você possui a marcação de ponto de forma extremamente segura e será uma calculadora de hora extra automática. Sem a necessidade de ficar inserindo dados manualmente.

Portanto, basta você realizar as configurações do sistema uma única vez que ele será capaz de fazer tudo automaticamente. Além disso, é possível acompanhar os registros em tempo real.

Vantagens da calculadora de hora extra

Foto por Freepik

A grande vantagem de uma calculadora de hora extra, seja em Excel ou em um site, é nunca errar os cálculos.

Pode acontecer que, na correria do dia a dia, a gente faça a conta errada. Entretanto, a calculadora de hora extra elimina esse problema.

Assim, basta inserir os dados de horas extras realizadas, o valor do salário e jornada mensal e pronto! Em poucos segundos você já terá o valor que precisa pagar ao colaborador.

Então, essa calculadora é bastante prática. Além de ter a vantagem de ser gratuita.

Quando falamos de uma planilha, você poderá ter outros benefícios. Por exemplo, poder saber as horas negativas que devem ser descontadas do funcionário.

Aliás, a planilha Excel permite até algumas análises de dados e indicadores. Essas informações podem ser úteis na tomada de decisões da empresa.

Vantagens do sistema de ponto eletrônico

O sistema de ponto eletrônico possui diversas vantagens e benefícios, que deixam a calculadora de hora extra comendo poeira.

Nesse sentido, o ponto eletrônico tem as vantagens de:

1. Segurança

Primeiramente, o sistema de ponto eletrônico é infinitamente mais seguro que a calculadora de hora extra. Isso porque a calculadora não tem nenhuma camada de proteção que assegura a veracidade dos dados.

Assim, você pode colocar qualquer dado na calculadora. Enquanto isso, o ponto eletrônico utiliza sistema de proteção contra fraude e usa os dados exatos de cada marcação.

Ademais, o ponto eletrônico é a melhor forma de manter sua empresa dentro de toda a legislação trabalhista. Além de evitar problemas com perda de dados, uma vez que as informações ficam armazenadas na nuvem.

2. Produtividade

Em vez de você ter um controle de horas separado da calculadora, o sistema de ponto eletrônico é todo realizado no mesmo sistema.

Dessa maneira, o RH não precisa se preocupar em somar as horas trabalhadas para depois inserir os dados na calculadora de hora extra.

Assim, permitindo que sua equipe fique livre para focar em tarefas mais importantes.

3. Solução completa

Além de ser uma calculadora de hora extra, você possui diversas outras funcionalidades.

Por exemplo, é possível analisar dados, supervisão em tempo real, adequação a legislação sem esforço, e muito mais.

Dessa forma, sua empresa nunca mais terá problema com registro de ponto e com fechamento de folha.

4. Integrações

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar as integrações. Com uma calculadora de hora extra sua empresa não consegue integrar os diferentes sistemas de gestão.

Enquanto isso, o sistema de ponto eletrônico pode se integrar com os sistemas de ERP, contabilidade e gestão de pessoas com muita facilidade. Permitindo que o RH e DP tenham uma atuação mais estratégica e relevante.

Enfim, deu para perceber que o ponto eletrônico é a melhor opção para realizar o cálculo de horas. Há muito mais vantagens para sua empresa que vão além do controle de sobrejornada.

Há riscos para a empresa se usar a calculadora de hora extra?

Por fim, é importante destacar que sua empresa corre grandes riscos ao utilizar uma calculadora de hora extra!

Isso porque não há qualquer sistema de proteção contra fraude. Assim, seu negócio pode estar pagando horas extras que nem existem.

Assim como os erros ainda podem acontecer. Por exemplo, o RH soma o total de horas trabalhadas, mas não percebeu que pulou 2 dias. Assim, o valor a ser pago será menor.

Isso pode acontecer até no uso de planilhas no Excel. Por exemplo, é bem comum haver erros nas fórmulas. Logo, a empresa ficará exposta a possíveis processos trabalhistas.

Enfim, somente com um bom sistema de ponto eletrônico para sua empresa ficar dentro da legislação trabalhista sem dificuldades.

Quer saber como evitar problemas com a lei trabalhista da melhor forma? Então, leia “Tudo sobre como controlar o ponto sem descumprir a lei”!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »