Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Byod: por que sua empresa deveria pensar nisso?

Byod

O Byod vem se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho, principalmente em empresas que trabalham com foco na tecnologia e querem dar mais liberdade aos funcionários e trazer produtividade a empresa.

Byod

Essa filosofia vem expandindo diversos horizontes no mercado de trabalho, principalmente por conta da pandemia que estamos passando, as empresas foram forçadas a permitir que os funcionários trabalhassem com dispositivos personalizados.

Nesse sentido, facilitando e muito o trabalho dos funcionários e trazendo mais produtividade e comodidade para a empresa, que não precisaria em tese, arcar com mais custos de equipamentos.

Esse é um assunto muito interessante, então se quiser saber mais não saia daí e leia até o final para descobrir tudo sobre esse novo modelo de trabalho!

O que é Byod?

O Byod é uma nova filosofia de trabalho que surgiu com o avanço da tecnologia nas empresas, mais especificamente nas empresas voltadas à TI. Nesse sentido, essas empresas sempre trabalharam com dispositivos como computadores e celulares.

Então era muito comum que alguns funcionários acabassem levando e usando seus próprios dispositivos para realizarem tarefas no âmbito profissional ou até em casa.

Com isso, surgiu o Byod, que significa Bring Your Own Device (Traga seu próprio dispositivo). Que como o nome já diz, é uma ideia de que os funcionários realizam seus trabalhos utilizando seus próprios dispositivos.

Sendo assim, com o passar dos anos e principalmente a pandemia, mostraram que o Byod pode ser uma ótima ideia e uma filosofia que inúmeras empresas podem adotar. Então se antes não pensavam nisso, agora pensam.

Como funciona dentro das empresas

O Byod funciona com uma série de regras dentro da própria empresa que visa permitir que os funcionários utilizem ou não seus dispositivos para realizarem suas determinadas tarefas de trabalho.

Algumas empresas realmente incentivam que os seus funcionários façam tal coisa. No entanto, dentro das empresas existem diretrizes para determinar até que ponto o funcionário poderá ter acesso.

Sendo assim, mesmo trabalhando do próprio dispositivo, ele deve seguir regras que vão ser estruturadas antes do Byod ser implementado no método de trabalho da empresa como um todo.

Formas de usar o Byod

Mas e as empresas que já possuem uma série de dispositivos e querem implementar a filosofia no seu método de trabalho? Fique tranquilo, vamos explicar as 3 formas de utilizar o Byod na sua empresa.

  • Primeira forma:

É que o funcionário possa trabalhar com o seu próprio dispositivo de forma livre, no entanto, a organização terá total direito de controlar o dispositivo para garantir a segurança devida de todas as informações.

  • Segunda forma:

A segunda forma serve para as empresas que já possuem dispositivos, pois ela pode oferecer aos funcionários que os utilizam, mas se quiserem, podem usar seus próprios dispositivos para trabalhar.

  • Terceira forma:

A terceira é quando a organização passa os dispositivos para os funcionários de forma legal, tornando-os deles e fazendo com que trabalhem de forma livre.

Veja as vantagens e desvantagens do Byod

Com a chegada de uma nova filosofia no mercado de trabalho e nas empresas em geral, deve ser colocado na balança todas as coisas boas que vão poder ser aproveitadas com essa nova filosofia. 

Além  disso, todas as coisas que podem prejudicar a jornada de trabalho e o andamento da empresa também devem ser colocadas na balança. Por isso vamos te mostrar os pontos bons e ruins do Byod.

Então veja agora as vantagens e desvantagens do Byod:

Vantagens

  • Redução de gastos:

Obviamente um dos maiores benefícios que essa filosofia traz para as empresas é a redução muito grande de gastos. Nesse sentido, como os funcionários passam a utilizar os seus próprios aparelhos, a empresa deixa de comprar tantos aparelhos.

Antes do Byod, as empresas precisavam fornecer para cada funcionário uma máquina e uma estrutura adequada para trabalhar, tudo tirando dinheiro da empresa. No entanto, os funcionários utilizam os próprios computadores e estruturas.

Então isso acarreta em uma economia muito grande dependendo do tamanho da empresa. Além disso, se for uma empresa de tecnologia principalmente, esse ponto pode ser bem visível.

  • Maior produtividade:

Além dos gastos que foram reduzidos, outro aspecto que muitas empresas relataram que foi um ponto de benefício muito forte foi a produtividade e a motivação dos funcionários pelo fato de estarem trabalhando com os próprios dispositivos.

Então com toda essa praticidade de se trabalhar no próprio celular, computador e etc. Os funcionários se sentem mais confortáveis para exercer a sua jornada de trabalho com mais consistência.

Sendo assim, a produtividade da empresa como um todo aumentou de forma muito rápida em relação aos funcionários que trabalham com algum dispositivo ou em áreas tecnológicas da empresa.

Desvantagens

  • Segurança da informação:

Um problema óbvio que as empresas discutem bastante é a segurança da informação. Nesse sentido, devemos entender que os funcionários terão acesso a muitas informações da empresa pelos seus dispositivos.

Sendo assim, corre um risco de alguma coisa escapar e a empresa deixar sair alguma informação que não poderia ter vazado. Esse é um dos maiores problemas do Byod.

  • Questões trabalhistas:

Muito mais que uma desvantagem, é um problema que as empresas estão começando a ter que lidar. Que são os funcionários que acabam trabalhando fora do seu horário de trabalho e acabam excedendo a jornada de trabalho diária.

Isso pode até parecer algo bom, pois os funcionários estão trabalhando mais devido a comodidade de trabalhar em seus próprios dispositivos. No entanto, cada funcionário possui um horário de trabalho e exceder esse horário pode prejudicar a empresa.

Sendo assim, esse problema tem sido recorrente e as empresas estão bolando e pensando em formas de evitar que isso aconteça com os funcionários que trabalham nas áreas tecnológicas.

Viu como o Byod pode ajudar e muito as empresas que trabalham com tecnologia e até as que não tem foco nisso?

Acesse a TradingWorks e veja mais conteúdos como esse para ficar antenado em todas as novidades do mercado!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »