Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

Benefícios de empresas que contratam home office

empresas que contratam home office

Apesar de sua explosão impulsionada pela crise sanitária, alguns gestores ainda têm dúvidas sobre os benefícios de empresas que contratam home office.

O home office chegou ao Brasil com uma nova forma de trabalhar. Apesar de ser praticado por grandes multinacionais, por aqui não tinha uma representação expressiva. No entanto, hoje somos um dos países que mais crescem no trabalho em home office.

Em seu significado literal, home office, significa escritório em casa. Na prática não precisa ser bem em casa, mas é a realização do trabalho fora do escritório. No momento aqui no Brasil a maior incidência tem sido nas casas.

Na ideia central basta um celular, um computador e um bom sinal de internet e tudo começa a acontecer.

Depois de mais de um ano de sua explosão, os gestores começam a analisar os benefícios das empresas que contratam home office, se esta é também sua dúvida, fique conosco até o final.

Home Office, como funciona na prática

O home office iniciou no Brasil como uma ação emergencial, sem uma legislação específica as decisões foram sendo tomadas de acordo com o surgimento das demandas.

Na prática os funcionários devem comparecer ao escritório uma vez na semana para receber as atividades e explicações e depois devolvem as tarefas realizadas.

Mesmo com a necessidade de comparecer ao escritório isso não descaracteriza a modalidade home office, mas essa não é uma regra, funciona quando existe necessidade.

A falta de uma legislação específica faz com que todos os entendimentos feitos por ocasião da contratação do home office sejam colocados no contrato de trabalho, alguns pontos são principais, como: prazos de entrega dos trabalhos, remuneração e principalmente a questão dos custos envolvidos.

Essa parte dos custos tem causado alguns embates, pois o gestor não pode esquecer que seu colaborador, seja ele aproveitado para home office, ou contratado para a modalidade, não tem em sua casa uma estrutura de trabalho como no escritório.

Bem, agora que você já sabe como o home office funciona na prática, vamos passar para os benefícios das empresas que contratam home office.

Benefícios das Empresas que Contratam Home Office

Aqui traremos benefícios de forma geral, porém podem existir outros que não aparecem nas estatísticas. Acompanhe a seguir.

Alta Produtividade

No começo desse processo essa foi a maior preocupação dos gestores, afinal sem produtividade não existem condições de sobreviver.

Porém esse tem sido um dos principais pontos que motivam o home office, se você é um gestor e tem medo dessa modalidade de trabalho, saiba que os números são positivos.

Em pesquisa publicada no site UOL,  56% dos gestores brasileiros, de empresas que utilizam home office, afirmaram que a produtividade em 2021 superou 2020, comprovando o potencial do home office.

Atração de Talentos

No começo quando o home office era a única oportunidade de emprego a busca por uma vaga era bem grande.

Com a reabertura do comércio começou uma seleção natural, onde os que não se adaptaram a modalidade regressou para a forma tradicional.

Porém, uma pesquisa da Datafolha  aponta que hoje  a maioria das pessoas que buscam o home office tem ensino superior e são pessoas que buscam uma estabilidade.

Mesmo que haja uma queda, em relação a 2020, os que buscam hoje as vagas de home office são os mais qualificados.

Retenção de Talentos

Como terceiro benefício para as empresas que contratam home office temos a retenção dos talentos seguindo a mesma linha que vimos no item anterior.

A aclimatização ao trabalho em home office não foi fácil, tanto para empresas, quanto para seus colaboradores. Apesar de trazer benefícios para a equipe, temos que admitir que exige mais no aspecto pessoal.

Dentro dessa realidade, aqueles que conseguiram se adaptar se tornaram talentos para suas empresas, que automaticamente apostaram no sucesso desses colaboradores, que beneficiou para sua retenção.

Se você é gestor e não quer perder seus talentos, mantenha-os em home office e dê condições de crescimento, e seu time vai está seguro.

Redução de Custos

Esse é um dos benefícios que acompanha o home office desde sua implantação no mercado brasileiro.

As empresas que contratam home office reduzem seus custos operacionais de forma significante, você gestor pode imaginar se colocar 50% da equipe em home office, o que vai diminuir em suas contas.

Só a economia com translado e alocação dessa equipe já aponta uma diminuição na sua contabilidade, isso tem sido uma realidade que por si só já impulsiona para essa modalidade.

Redução do custo do expediente, aqui não me refiro apenas ao cafezinho, mas também a energia, locação de salas e até com limpeza e locação de espaço maior.

O Departamento de Economia (Decon) da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), realizou uma pesquisa, em Julho de 2021, com seus associados sobre a adoção do home office. Veja o que apontaram como vantagens das empresas que contratam home office:

  • aumento de produtividade indicado por 43% das entrevistadas; 
  • redução de custos básicos como energia, limpeza, manutenção do escritório, entre outros (41%); 
  • diminuição de custos com vale transporte, estacionamento, entre outros (30%);
  • redução de custos de aluguel do escritório, condomínio etc (20%).

Observe o gráfico dessa pesquisa:

Fonte: http://www.abinee.org.br/abinee/decon/dados/pescovim.pdf

Quando falamos em redução de custos, um bom gestor lê: investimentos. Essa tem sido a tendência das empresas que contratam home office criar uma pasta de investimentos maior, visto que a crise sanitária trouxe uma instabilidade ao mercado, que ocasionou o fechamento de muitas empresas.

Conclusão

Se você chegou até aqui tenho certeza que não tem mais dúvidas sobre os benefícios das empresas que contratam home office, hoje a tecnologia é uma parceira dessas empresas.

Um dos maiores problemas que o home office enfrentou na sua implantação, foi sobre o controle da jornada de trabalho. Quem se dedica mais quer ser recompensado, mas como ter esse controle?

Hoje as empresas que contratam home office, contam com a tecnologia do sistema de controle de ponto eletrônico TradingWorks onde você pode ter a certeza da jornada dedicada por seu home office. Peça hoje mesmo seu teste gratuito.

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog