Controle de ponto online pra gestão de jornada fixa e home office.

Sumário

4 erros no controle de ponto que podem ser resolvidos com um sistema eletrônico

erros no controle de ponto

O controle de ponto é uma das tarefas mais importantes em qualquer negócio. É esse registro que permite acompanhar a carga horária trabalhada e quais são os valores devidos para cada funcionário, por exemplo. O problema é que as falhas e erros no controle de ponto causam dificuldades nos próximos passos e até motivam ações trabalhistas.

A boa notícia é que várias situações são resolvidas com a ajuda de um sistema eletrônico. Com a contratação de um recurso especializado e automático, há muito mais precisão e eficiência nas etapas relacionadas.

Na sequência, veja quais são 4 entre os erros de controle de ponto que são solucionados com o sistema eletrônico.

1. O esquecimento na marcação de ponto gera falhas no cálculo

Um dos problemas mais frequentes nesse procedimento tem a ver com o esquecimento de realização do registro. É o que acontece com o funcionário que está focado em uma atividade ou que, na pressa, acaba se esquecendo de fazer o processo. Isso gera conflito de informações e prejudica o cálculo de pagamento, horas extras e adicionais.

O sistema eletrônico pode ser configurado para diminuir os riscos ou até evitar que a situação aconteça. Com a ajuda de um app, por exemplo, o colaborador pode marcar o ponto com facilidade. Para equipes externas, isso é ainda mais importante e favorece o controle das entradas.

2. Os horários incorretos podem levar a custos extras

erros no controle de ponto
Freepik

O controle de ponto também é prejudicado quando os horários inadequados são marcados. Erros no controle de ponto como esse acontecem, principalmente, no controle manual e pode fazer com que o trabalhador indique que chegou antes ou que saiu depois, mesmo sem querer. Como consequência, é preciso pagar mais horas extras e até adicionais de insalubridade.

No sistema eletrônico, tudo está sempre atualizado — inclusive, o horário. Até mudanças de fusos ou o horário de verão, por exemplo, não causam confusão e permitem que o registro seja feito corretamente.

3. A perda de informações do controle de ponto dificulta o gerenciamento

Um dos maiores erros no controle de ponto manual — feito em papel ou por meio de planilhas — está ligado à perda de dados. Basta uma desatenção na transferência de dados ou um comando inadequado para que as informações sejam permanentemente alteradas. Como consequência, há perda de confiabilidade na análise e nem sempre é possível recuperar os dados.

Com um sistema de controle de ponto eletrônico, isso não acontece. Os registros são feitos de maneira automática e não são alteráveis, o que evita as perdas. Quando for necessário, há como consultar as informações previamente obtidas.

4. A marcação por outro colaborador é um tipo de fraude que causa problemas

As empresas ainda costumam enfrentar uma situação complicada: a marcação feita por outro colaborador. Embora não seja um dos erros no controle de ponto e, sim, uma fraude, é algo que gera perdas e leva à falta de controle. Com isso, os resultados são prejudicados sem que seja possível saber onde está o gargalo.

Um bom sistema eletrônico resolve isso com soluções específicas, como o reconhecimento facial. O aviso ao gestor em caso de divergência permite avaliar a ocorrência na hora, o que coíbe a prática.

O controle de ponto encara alguns erros comuns e que são muito prejudiciais. Para evitar a situação, o melhor é adotar a tecnologia e ter o sistema eletrônico de marcação como um aliado.

Se quiser ter ótimos resultados, veja como implantar uma ferramenta de controle de ponto online!

Autor do conteúdo:

Edgar Henrique

Edgar Henrique

Chief Product Officer da TradingWorks e especialista em Gerenciamento de Projetos, BPM, Mapeamento de Processos, Scrum, PMP, Bizagi, CDIA+, Kofax, VB.NET, C#, VB6, SQL Server e MS Project.

Mais conteúdos do blog

rescisão indireta

O que é rescisão indireta?

Você sabia que a rescisão indireta é um direito de todo trabalhador brasileiro que venha passar por uma situação em que seus direitos estejam sendo

Leia mais »