O cálculo da folha de pagamento é uma das tarefas mais importantes. Ele garante que os funcionários recebam os valores de acordo com as horas trabalhadas e faz com que os benefícios sejam oferecidos corretamente. Os erros custam caro e podem até gerar processos trabalhistas. Por isso, o setor de Recursos Humanos precisa ter atenção extra com a tarefa.
A boa notícia é que algumas práticas reduzem os riscos de falhas. Com isso, é possível obter uma folha completa e que realmente corresponde à realidade do período trabalhado por cada um.
A seguir, veja 4 dicas essenciais para o setor de Recursos Humanos não errar no cálculo da folha de pagamento!
- 1. Monte um planejamento completo
- 2. Tenha cuidado com extras no cálculo da folha de pagamento
- 3. Acompanhe as mudanças na legislação
- 4. Conte com um sistema de controle de ponto
1. Monte um planejamento completo
Em vez de já partir para a elaboração da folha, o melhor é criar um plano de ação. Com ele, é mais fácil aproveitar os recursos e conseguir um processo longe de erros e com bastante eficiência.
É o caso de dividir os funcionários em setores e cargos e fazer o cálculo a cada grupo, por exemplo. Também vale a pena unir o plano de cargos e salários ao processo, de modo a facilitar a etapa.
2. Tenha cuidado com extras no cálculo da folha de pagamento
Ainda é essencial ter um controle preciso em relação a todos os pagamentos extras e que devem ser feitos a cada período. Um funcionário de licença ou de férias, por exemplo, pode ter direito a receber um valor diferente do salário “normal”.
Cabe ao setor de Recursos Humanos acompanhar todas essas informações e manter o registro sempre atualizado. Na hora de calcular os valores devidos, será mais fácil encontrar os números adequados para cada situação.
3. Acompanhe as mudanças na legislação
Aprovada em 2017, a Reforma Trabalhista é um exemplo marcou uma das principais mudanças sobre as leis das relações de trabalho. No entanto, outras alterações podem acontecer ao longo do tempo e, assim, mudar o valor devido ou o método de cálculo.
Para não cometer erros, é essencial ficar atualizado em relação à legislação. Acompanhe projetos aprovados e sancionados e verifique se existe alguma mudança nas exigências dos cálculos. Desse modo, todas as folhas serão elaboradas com os valores adequados.
4. Conte com um sistema de controle de ponto
A base para definir o quanto deve ser pago é o controle de ponto. É por meio dele que o setor de Recursos Humanos confere horas extras, jornada efetivamente trabalhada, adicionais noturnos e assim por diante.
Porém, fazê-lo manualmente ou de forma descentralizada gera dificuldades, especialmente em grandes empresas ou com várias filiais. Para resolver o problema, o melhor é contar com um sistema de controle de ponto eletrônico.
Por meio dele, todas as marcações são registradas automaticamente e ficam centralizadas em uma plataforma. De maneira fácil, é possível gerar a folha com confiabilidade e bom desempenho. Além de tudo, um sistema de qualidade se mantém atualizado com a lei, o que garante completa adequação.
O setor de Recursos Humanos deve ter especial atenção com o cálculo da folha de pagamento. Com planejamento, atualização e ajuda da tecnologia, é possível evitar quaisquer falhas nesse sentido.
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